sábado, 7 de julho de 2007

Ovos à Dona Rosa

Ingredientes

-6 ovos caipiras
-1 cebola média
-1 colher de manteiga extra temperada
-1 colher de azeite virgem
-10 alcaparras
-5 ramos de salsa
-6 fatias de torradas integrais




Modo de preparo

Aqueça uma chapa de ferro, adicione 1 colher de manteiga extra temperada, em seguida jogue a cebola e as alcaparras picadinhas e um fio de azeite. Deixe murchar.







Adicione os ovos um a um, tendo cuidado pra não quebrar as gemas (vejam que eu quebrei...). Acerte o sal e, com uma luva, maneje a chapa em várias distâncias da chama, facilitando que as claras cozinhem e as gemas grelhem.
No resultado final, como você pode observar, uma só gema quebrada não é motivo para desespero. Esse prato tanto pode ser usado num café especial como no dia a dia comum, fazendo a alegria de qualquer humano.



Finalize com salsa picada e sirva com torradas.


Dica:
Nos últimos trinta anos muito dos mitos criados no mundo gastronômico tem chegado ao fim. O azeite de oliva que era visto como vilão, integra nos dias atuais a lista de alimentos politicamente saudáveis. Integra alista de ex-vilões : café, carne suína, ovos, chocolate, etc. Tudo que a medicina diz hoje é que não existe nenhum alimento proibido, desde que feito e consumido corretamente. Em relação aos ovos o ideal é cozinhá-los em água ou grelhados, como na nossa receita, tudo consumido com cautela.