segunda-feira, 23 de julho de 2007

Anchovas à Conceição
















A maioria das mulheres adoram olhar vitrines.... no meu caso, gosto mesmo é de olhar vitrine de peixe no mercado público. É sempre prazeroso e inspirador para a criação de novos pratos. Sempre cumpro um ritual na visita, percorro cada banca sempre procurando conhecer um peixe novo. Nesses três anos de Florianópolis (Brasil), já experimentei uma grande variedade deles.
A receita que segue é uma homenagem a saudosa tia Conceição, que foi responsável e inspiradora pela minha caminhada no mundo da gastronomia. Com ela aprendí e posteriormente aperfeiçoei muito da culinária árabe, com destaque para o charuto, kafta, kibe, além dos peixes, carnes, tudo feito com muito capricho e talento que tenho carinhosamente guardado no coração.
A mesma receita pode ser usada em diversos peixes, com destaque para anchovas, tainhas, olhetes. Agora no inverno é uma verdadeira festa da pesca de anchovas e tainhas, são toneladas delas capturadas na maioria de nossas praias. Não tem como resistir !!!!!
Ingredientes:
- 1 anchovas grande
- 1 limão siciliano
- 1/2 kg de batatas
Modo de preparo:
Compre uma anchovas já previamente escalada. Tempere a gosto. No meu caso uso sempre a pasta de coentro, feita no pilão com alho sal e coentro. Deixe marinando por uma hora. Regue um refratário com azeite extra e disponha as batatas cortadas em lâminas de 2 cm, já pré-cozidas levando ao forno por 30 minutos em fogo médio. Em seguida coloque o peixe aberto sobre as batatas, polvilhe com raspas de limão e volte ao forno por 20 minutos. Retire do forno e sirva acompanhado de arroz branco.