terça-feira, 31 de julho de 2007

Bacalhau à Alto do Violeiro

Não é todo dia que vamos à Bahia, tenho uma ligação muito forte por lá, creio que é questão mesmo de sangue, afinal meus antepassados maternos eram de Lavras de Lençóis-BA. Passei meu primeiro revellion em Lençóis há sete anos atrás meio que por acaso, na volta de Fortaleza-CE. Desde o primeiro instante me encantei com a alegria e magia do local que passou a fazer parte da maioria de muitas de nossas férias. Na última visita, final do ano passado, brindamos o ano com o nosso genuíno bacalhau do Cação anjo, peixe caprichosamente salgo em Floripa-Sc e alegremente saboreado entre amigos na Chapada Diamantina-BA.




Ingredientes:

-3 kg de cação desalgado
-1 1/2 de batatas
-150 g de azeitonas pretas
-6 ovos
-4 dentes de alho
-1 maço de alecrim
-10 grãos de pimenta branca
-6 cebolas
-6 tomates
-2 pimentões vermelhos
-250 ml de azeite de oliva
-100 ml de azeite extra virgem
- 50 g de manteiga extra

Modo de preparo:

Para desalgar o bacalhau use para 1 kg de peixe 1/2 kg de sal e deixe em emulsão em 3 litros de água por 12 horas. Logo após o período, troque a água e deixe por mais 8 horas, reserve.
Numa panela de ferro adicione o azeite e a manteiga extra, no meu caso uso sempre a manteiga temperada com especiarias, em seguida amasse os dentes de alho e refogue por 2 minutos. Acrescente 4 cebolas e os tomates cortados em cubos deixando dar uma leve refogada. Acomode nesse ensopado as batatas pré-cozidas e o peixe cortado em cubos médios . Cubra-os com o restante das cebolas cortadas em pétalas e ramos de alecrim. Leve ao fogo brando por 50 minutos. Regue-o com azeite extra e finalize com as azeitonas pretas e os ovos cozidos cortados em rodelas. Sirva acompanhado de um bom vinho tinto.