terça-feira, 26 de janeiro de 2010

1º vinho Icewine brasileiro é de terras catarinenses!




















A Vinícola Pericó com menos de 10 anos na fabricação de vinhos finos já vem colhendo o melhor do "terroir" da Serra catarinense. No final de 2007 a direção da Vínícola Pericó iniciou os procedimentos de adaptação exigidos na produção do especial vinho, o chamado Icewine, que é um tipo de vinho de sobremesa, produzido a partir de uvas congeladas ainda na videira, mais concentrado e mais doce. Os primeiros vinhos produzidos a partir de uvas congeladas remonta ao Império Romano. Canadá e Alemanha são as grandes referências na produção desse vinho.
O Projeto Icewine in Brasil é um projeto de vanguarda e um desafio que o proprietário, Wander Weegem, e equipe chefiada pelo enólogo Jéfferson Nunes, vem maturando com dedicação especial. A uva escolhida para fabricação do especial vinho recaiu sobre a Cabernet Sauvignon, pela sua característica de maturação tardia, só amadurecendo no final do Outono.
O inverno de 2009 trouxe para a Serra Catarinense as condições climáticas ideais para a fabricação do especial vinho, com previsão de lançamento dos exclusivos 695 litros de Icewine genuinamente brasileiro, para o dia 10 de Outubro de 2010. A colheita das uvas foram manuais e no período noturno, preservando a integridade das bagas, naturalmente congeladas a -7º. Os aromas do Icewine Pericó, ainda em desenvolvimento, mostram tendência que lembram frutas vermelhas, como amora cereja e goiaba. Na bôca já apresenta uma acidez excelente, de boa estrutura e persistência. O vinho já se encontra em processo de descanço em carvalho francês, onde permanecerá nos próximos 8 meses.
O lançamento do Icewine Pericó Cebernet Sauvignon foi meticulosamente planejado seguindo regras da numerologia: realmente uma data única para um vinho único!



Enólogo Jéfferson Nunes - dedicação total ao primeiro Icewine brasileiro.

Um comentário:

Nane Cabral disse...

Olá Rosa, eu quero provar esse icewine urgente!! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com