segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Bar Cultural em Floripa!















O Bar cultural do Itaqui é um antigo sonho dos proprietários do Complexo Turístico Ecocultural do Ribeirão, em funcionamento no local há mais de 10 anos. O local que é uma referência não só de preservação, mas também como arquivo memorial aberto ao público, em especial aos clientes que se mostrarem atraídos para conhecer a cultura luso-açoriana na Ilha de Santa Catarina.
Na gastronomia açoriana é determinante a presença dos frutos do mar, herança trazida para o litoral de Santa Catarina pelos colonizadores. Os pratos com mariscos são conhecidos em todo o mundo pela quantidade e pelo sabor peculiar.
O cultivo de ostras, que se estabeleceu e prosperou no local na última década trouxe um ingrediente nobre a ser incorporado nesta já tão variada culinária. Hoje, como pólo produtor do molusco em Florianópolis, cidade com maior produção do país, não pode deixar de oferecer a iguaria, servida nas mais variadas formas aos seus visitantes.
Na tradição da culinária açoriana, encontramos também a utilização do polvo, tradição esta trazida ao Restaurante do Museu, carro chefe de seu cardápio, que será retrabalhado no cardápio do Bar do Itaqui. Os temperos comumente usados no clima ameno do Atlântico Norte, darão um sabor especial aos pratos.
O Bar Cultural montado caprichosamente à beira mar do Ribeirão contará com um deck projetado em madeira tratada, 100 m2 de área coberta (espaço para 20 mesas), palco, churrasqueira e toilettes. Funcionando em sistema de petiscaria, a casa atuará no segmento Happy Hour, trazendo música de qualidade, similar ao evento citado acima.
Diferenciado, não somente quanto ao ramo de atuação, o Bar tem o intuito de promover a manifestação cultural em suas diversas formas, desde a exposição e venda de pinturas e artesanatos, funcionando como um tipo de galeria, passando pela apresentação de grupos folclóricos e exibição de filmes curta metragens catarinenses, até chegar à gastronomia tradicional açoriana. O diferencial para o inverno fica por conta de duas aberturas no deck para que lareiras possam ser acesas.
Não deixem de conferir no próximo sábado(19/12), às 19:00hs inauguração com direito a show Balanço da Bossa. O grupo formado por Denise de Castro (voz e teclado), Silvia Beraldo (sax e flauta), Alexandre Vicente (baixo) e Victor Bub (bateria) apresenta o melhor da música brasileira e do jazz. No repertório Tom Jobim, João Donato, Baden Powell, Milton Nascimento, Dizzy Gillespie, Duke Ellington, entre outros grandes nomes.
Bar Cultural: Rodovia Baldicero Filomeno 10200 - Ribeirão da Ilha - Florianópolis- SC. Tel: 048 3237 8148/ 048 9972 6458.
Casal Proprietário: Marcos e Ana Lúcia.

3 comentários:

André Azevedo disse...

Muito legal essa novidade.

Nane Cabral disse...

Parece um ótimo lugar, já sei onde visitar qdo for a Floripa. Bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Unknown disse...

A POUSADA JA ERA TUDO DE BOM;AGORA VAI FICAR AINDA MELHOR,EM JANEIRO VOU AI SO PARA CONHECER O BAR.BJS GABRIELA,LAGES SC