quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pasteizinhos de Berbigão








Pasteis me lembram infância....o primeiro dia de aulas no colégio era sempre uma festa...muitas vezes brindado com pasteis na hora do lanche... lancheira nova, meias novas, todo o material escolar novinho... adorava tudo aquilo... me lembro de sair em disparada do colégio onde estudava, a lancheira era cor de rosa e tinha uns patinhos azuis, linda. Logo fomos surpreendidos por enormes canais da rede esgoto engolindo toda a rua, nos obrigando a caminhar entre os enormes buracos.... e...perdi de cara o feixe da lancheira...puro azar...voltei chateada pra casa, mas pelo menos ainda tinha as meias ¾ de bambolins, tão na moda na época. Adorava as ditas meias azuis, era só ter algum aniversário ou dia especial no colégio, que lá estavam elas, prontas pra vestir e ficar com aquele ar de moleca travessa, que na realidade todas nós um dia fomos...

Ingredientes:
-300g de berbigão limpos + 1 colher de manteiga extra
-1/2 cebola + 2 tomates maduros em conserva
-400g de massa para pastel
-Coentro e pimenta branca a gosto
Modo de Preparo:

Refogue as cebolas picadinhas na manteiga de leite. Acrescente os berbigões + tomates. Deixe cozinhar por + ou - 10 minutos, adicionando um pouco de água, sem deixar que fique aguado. Acerte sal e temperos. REcheie a massa e leve para fritar em óleo de milho.
Esse vinho vem de uma pequena vinícola familiar (Cantina Salvati e Sirena ), da região de Bento Gonçalvesm -RS, que aderiu ao projeto cultural Caminhos de Pedra, responsável pelo resgate e preservação da cultura italo brasileira. Da arquitetura, do dialeto vêneto, da gastronoia, dos costumes socio culturais e logicamente da cultura das uvas e fabricação de vinhos.
A variedade Peverela é a primeira variedade branca vinífera, vinda da Europa da região do Vêneto, na Itália. Escrita em dialeto vêneto, foi extinta quando chegaram outras variedades viníferas viáveis econômicamente e por força do marketing. A palavra peverella é originária de pevero, que significa pimenta. Seu sabor origina o nome por ser uma variedade que torna o vinho levemente picante quando o sentimos na ponta da língua. Essa variedade foi resgatada pela vinícola por seu caráter cultural e diferencial.

Cantina - Salvati e Sirena - Caminhos de Pedra - RS.

Nenhum comentário: