domingo, 25 de outubro de 2009

Paçoca de charque














O ciclo do Tropeirismo mudou não só o foco econômico do estado, mas a cultura, hábitos e costumes do sul do país. A paçoca de charque é herança dos tropeiros que o homem do campo ainda conserva nos dias atuais.
Ingredientes:
-1kg de charque
-1 xícara de cheiro verde e 3 dentes de alho
-pimenta vermelha e farinha de mandioca o quanto baste.
Modo de preparo:
Desalgue a carne de véspera. Corte em cubos médios e frite-a em óleo de milho até dourar. Adicione os temperos e deixe refogar por 5 minutos. Escorra bem a carne e leve-a ao pilão para pilar. Vá adicionando a farinha aos poucos até o ponto desejado.
Dica: o ponto ideal é quando a paçoca ainda está úmida e a carne bem desfiada.
A família Milantino aportou no Brasil no final do século XIX, instalando no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves-RS.Em 1989, nasce a pequena adega familiar, Milantino Vinhos Finos Ltda, com a filosofia de elaborar vinhos de alta qualidade e produção limitada. A área plantada é de 7 hectares, sendo cultivados as variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Malvasia de Cândia, Ancellotta, Tannat e Teroldego.
A sugestão de harmonização recai sobre o vinho Ancelota. Um vinho tinto seco, encorpado, de coloração vermelho rubi. Seu aroma lembra frutas vermelhas. Na boca, possui expressivo volume com taninos macios e maduros. Acompanha carnes vermelhas, queijos fortes, massas e pratos bastante condimentados.
Temperatura ideal para consumo: de 15° a 18°C.

Um comentário:

Nane Cabral disse...

Olá Rosa, adoro visitar seu blog, toda vez aprendo algo novo, paçoca de charque é novo p mim. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com