terça-feira, 6 de outubro de 2009

Arroz carreteiro













Tão popular quanto o churrasco, o Arroz carreteiro é o prato emblemático da culinária gaúcha, aparecendo na maioria das mesas do estado. Tri gostoso!
Ingredientes:
-500g de charque bovino + 2 linguiças defumadas
-2 cebolas picadas + 1 pimentão vermelho + 3 tomates maduros
-1 xícara de arroz + 1 tablete de caldo de carne
-quanto baste de sal, alho, cebolinha verde, queijo ralado
-quanto baste de óleo de milho e azeite
Modo de Preparo:
Corte em tiras o charque já desalgado e leve, de preferência, numa panela de ferro para fritar. Assim que dourar acrescente as cebolas + o pimentão previamente pelado. Acrescente o alho e assim que soltar o perfume junte os tomates picados, deixando refogar por mais alguns minutos. Finalmente adicione o arroz, deixando refogar por alguns instantes. Acrescente a água dissolvida com o caldo. Deixe cozinhar em fogo brando até cozinhar. Polvilhe com cebolinhas na hora de servir.
A sugestão de harmonização vem de Nova Pádua - RS, da Vinícola Boscato. O tinto Reserva Merlot. Elaborado com uvas cultivadas em vinhedos próprios, permanecendo em barricas de carvalho o tempo necessário para seu amadurecimento. Um vinho com taninos e acidez equilibrados. Recomenda-se decantá-lo de 15 a 30 minutos antes de servi-lo. Servir a 18ºC.

Um comentário:

Nadjanara disse...

Rosa, esta receita é maravilhosa!
O gaúcho, porém, come carreteiro toda segunda-feira. Sabes por quê? Por que ele usa o resto do churrasco do domingo. é de lei!
beijo!