segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mariscada Baiana















A dica gastronômica de hoje é essa deliciosa mariscada vinda diretamente de Santo Amaro-BA, que a turma de jornalismo da UFRB, gentilmente cedeu para o Sabor das Ervas. Acompanhem a deliciosa matéria dos jovens talentos do Recôncavo Baiano.
Santo Amaro - uma delícia de cidade

Descubra e se encante pela saborosa culinária afro-litorânea

O Brasil e o mundo sempre conheceram a cidade de Santo Amaro por ser a terra de Caetano Veloso e Maria Bethânia, ícones da música popular brasileira. A mídia, com isso, favoreceu muito a região no meio turístico, mostrando que além de ser o berço do talento dos filhos de Dona Canô, o município localizado no recôncavo baiano também possui uma riqueza de atrativos naturais, históricos e gastronômicos.
Fundada em 1837, a cidade possui uma culinária fortemente marcada pela presença de elementos de origem africana. A 70 km de Salvador, a proximidade do litoral exerce sua considerável influência, frutos do mar, na maioria das vezes, retirados de Acúpe e São Francisco do Conde incrementam o cardápio Santoamarense.

Normalmente com muito azeite de dendê e/ou leite de coco os pratos típicos da região são: anduzada, caldo de mapé, moqueca de peixe, maniçoba, sarapatel, caruru, caldo de gorongolé e mariscos em geral. “Os pratos mais comuns, preparados com os mariscos de minha barraca são o risoto de camarão, moqueca de peixe e a mariscada” diz Jutair Baraúna, feirante local. Combinações afro-litorâneas formam um apanhado de deliciosas e infinitas possibilidades gastronômicas, atraindo diversos turistas brasileiros de outros sotaques e até estrangeiros em busca da apimentada e irreverente comida baiana.
Degustação
A equipe do ComArt visitou o restaurante “Frutos do mar” em São Brás, povoado de Santo Amaro. E para conhecer e saborear, entre as muitas opções do cardápio, escolhemos a mariscada, prato que com diversos mariscos e outras delícias do mar se tornou um dos mais famosos atrativos gastronômicos da região. Não tinha lugar melhor para saborear tais iguarias. O restaurante por anos consecutivos ganhou o título de um dos melhores restaurantes brasileiros pelo Guia Quatro rodas (Guia turístico impresso de grande divulgação e repercussão para mochileiros que buscam novas aventuras e planejamentos de viajem).
Acompanhado de arroz, pirão e um saboroso tempero, a mariscada junto à beleza da cidade fez com que a equipe do ComArt fosse pra casa com um gostinho de quero mais.
Ingredientes:

- Camarão, Peixe, Ostra, Sururu (marisco);

- Tariola (marisco), Mexilhões, Siri mole, Siri catado

- Arráia, 3 tomates, 1 cebola, 1 pimentão, Coentro.
Obs: A quantidade colocada de cada fruto do mar pode variar de acordo com suas preferências.
Modo de preparo:
Bata em um liquidificador os tomates, a cebola, o pimentão, o coentro e meia xícara de sumo de limão. Coloque parte do mesmo no fundo de uma panela de barro. Acrescente os frutos do mar sobre o tempero e ponha o restante do molho. Finalize com um pouco de azeite de dendê, leite de coco e sal a gosto em cima do preparado.
Cozinhe em fogo alto por 30 minutos. Após a fervura, sua Mariscada estará pronta para ser servida.

Para harmonizar tão rico prato, optamos pelo Sauvignon Blanc, safra 2005 da Vinicola Francione. Um vinho de textura untuosa. Seus aromas expressam notas florais e uma explosão de frutas tropicais. A complexidade proporcionada pela parcela do vinho que estagia em barris de carvalho, faz um harmonioso contraponto com o frescor e elegância expressos em seu toque cítrico. Elegante e surpreendente pela estrutura e persistência.


Cidade de Santo Amaro

















Parte da turma do 1º semestre de jornalismo UFRB – Da esq. pra direita: Rosalvo, Leiziane, Caiã, Keyla, Gabi e Suely.






Edvaldo e seus caranguejos de Acúpe



2 comentários:

Marcelo disse...

Como diria meu avô, baiano do pé rachado, a Bahia tem molejo, tempero e muita alegria. Parabéns pela bela reportagem de divulgação da nossa Bahia.Bjos!

Unknown disse...

Prezados(as) Senhores (as)
A FRIMONTE é uma empresa especializada no beneficiamento e comercialização de camarões defumados, criados em cativeiro, selecionados e preparados de maneira especial para o mercado consumidor.
Qualidade, profissionalismo e respeito ao cliente são marcas que sempre caminharam juntas na trajetória da empresa. Além desses, outro diferencial é a maneira como o camarão é beneficiado: abatido a uma temperatura de 0 graus, evitando a liberação de toxinas que comprometeriam a durabilidade do produto, garantindo, para o consumidor final, a preservação da coloração, da textura e do sabor original.
A participação da empresa no mercado Baiano cresce constantemente. A Frimonte® tem sua produção direcionada para o mercado das baianas de acarajé, os supermercados, os distribuidores, os restaurantes e também nossa loja virtual.
Aproveitamos a oportunidade para convidar à acessar o nosso site www.frimonte.com.br onde poderão obter maiores informações sobre os nossos produtos.
TEMOS PREÇOS ESPECIAIS PARA REVENDAS E RESTAURANTES. SOLICITE CONTATO.
Desde já nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos pelos meios abaixo:
Telefone: (75) 3643 1770
e-mail: junior@frimonte.com.br
Sem mais para o momento, agradeço a atenção

Vivaldo Oiticica Júnior
Fone: (75)3643-1770
e-mail: junior@frimonte.com.br