sexta-feira, 17 de julho de 2009

Godó de banana














Vir na Chapada Diamantina e não comer a Comida de Garimpo é como ir a Salvador e não comer acarajé. A gastronomia de Lençóis é marcada pela influência dos garimpeiros, que cultivaram uma culinária toda especial na pequena e linda cidade que no passado foi importante zona de extração de diamantes. Atualmente a cidade vive da exploração do turismo. Dos pratos típicos se destacam o pirão de parida, godó de banana, cortado de mamão verde, cortado de palma, entre outros. A chamada Comida de Garimpo é suculenta e obrigatória para visitantes que queiram conhecer a cultura local. O Godó de banana é um ensopado de carne com banana verde. Podem apostar que uma delícia!

Ingredientes:

-500gr de carne de sol

-3 bananas prata verde

-cebola, alho e pimenta à gosto

-azeite o quanto baste

Modo de preparo:

Num fio de azeite refogue os temperos. Em seguida adicione a carne picada em tiras e deixe refogar por 10 minutos. Finalize com 1/2 copo de água. Acerte o sal e sirva com arroz branco.

harmonizamos nossa sugestiva receita com um vinho da Vinícola Panizzon. Um merlot especial de coloração intensa e brilhante, seus aromas são mais frutados e florais. Pode ser consumido jovem, porém, ganha com o envelhecimento.
Temperatura de serviço: de 15 a 18 º C.













































Um comentário:

Carlos Alberto disse...

Nunca tinha ouvido falar dessa cidade.Esse prato é muito exótico, fiquei muito curioso.Bjos!