quinta-feira, 23 de julho de 2009

Cuscuz à Margareth Pires






























Tão importante quanto a feijoada, o cuscuz nosso de cada dia é referência da rica influência africana na formatação da gastronomia brasileira. Esse, que repasso com exclusividade é criação paralela da marqueteira Margareth Pires, mãe de projetos estratégicos de divulgação da Chapada Diamantina como o www.guiachapadadiamantina.com.br, e também responsável pelo melhor Cuscuz da Chapada, é mole? Confiram a incrementada receita:
Ingredientes:
-500g de milharina
-300ml de água com 1 dedo de sal
-100g de queijo parmessão ralado
-1 banana da terra bem madura
-80g de requeijão
Modo de Preparo:
Corte a banana em rodelas finas e reserve. Numa tigela, hidrate a milharina em água e sal por 8 minutos. Em seguida misture até formar uma farofa úmida. Monte na cuscuzeira as camadas de queijo, bananas e massa hidratada de milho. Leve ao fogo brando por 15 minutos. Desinforme ainda quente e sirva com manteiga de leite.
Margareth(Branca), em momento de descontração













..conferindo exposição da Chapada













Vista do Rio Serrano













Panorâmica de parte de Lençóis-BA.














Para harmonizar sugerimos o premiado Moscatel da Vinícola Garibaldi. Elaborado com as variedades Moscato Branco e Moscato Giallo pelo processo Asti. De visual límpido e atraente, com perlage abundante de borbulhas médias com formação de espuma de cor clara e reflexos esverdeados. No nariz apresenta aromas limpos e potentes, lembrando frutas como melão, maracujá ou até mesmo flores brancas e um perceptível toque de mel. De paladar leve e delicado, ótimo equilíbrio entre açúcar e acidez proporcionando frescor e sutileza ao paladar, lembrando frutas cítricas maduras. Melhor apreciado de 04 a 06°C.

2 comentários:

Branca disse...

Adorei a publicação querida Rosa! Beijos

Nair Ribeiro disse...

Banana e queijo? eu que já adorava o cuscuz simples, imagina agora com essa dica. Delícia pura Grande beijo!!