quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Vinagrete de polvo

Fim de ano chegando... quando me falta paixão pra cozinhar o melhor a fazer é viajar, sair da rotina.....conhecer novos mares! Dezembro é data já confirmada pra visitar parentes em Londres e Bruxelas. Espero que o prazer do reencontro nos proporcione além de muitos posts de culinária, muuiiita emoção! Quero respirar o cotidiano de transeuntes em mercados públicos, ruas e galerias. Degustar os diferentes "menus" de cada região, num verdadeiro festival de sabores! Não botamos o olho no irmão europeu há mais de 15 anos que agora é pai de Oliver, o ¨inglesinho¨ predileto da família Assunção (D. Maria e Sr. Moacir ). Já com a jackie é só alegria, tendo Baco como guardião. Esse vinagrete é um dos acompanhantes que pretendo regar os esperados encontros familiares, seja num churrasco ou simplesmente pra rechear uma baguete!
Ingredientes:
-1 polvo médio
-1 cebola branca
-1 cebola roxa
-2 tomates
-2 dedos de pimenta do reino branca
-salsa , sal e azeite o quanto baste
-1 taça de vinagre de vinho branco
-1 limão taiti
Modo de preparo:








Limpe o polvo e leve pra cozinhar com o limão cortado em quatro por 18 minutos. Retire do fogo e corte-o em pedaços pequenos. Adicione os tomate e cebolas cortados em cubos bem pequenos. Finalize com o vinagre, azeite, salsa e pimenta. Deixe marinar por 15 minutos antes de servir.
Nota: Na mitologia grega Baco, filho de Júpiter com a mortal Sêmule, se apaixona quando adulto pela cultura da vinha e descobre a arte de extrair o suco da fruta, tornando assim o Deus do vinho influenciando toda a civilização com seu poder embriagador.