sábado, 25 de agosto de 2007

Parafuso marinho

Coube aos chineses a invenção da massa milagrosa que não só conquistou os italianos como também toda a civilização.
Sicília, a maior ilha da Itália, depois de ter sido invadida no século IX pelos árabes, responsáveis pela introdução da iguaria local, veio posteriormente tornar-se berço ocidental de uma das maiores invenções que o homem civilizado conquistou. Há registros da massa em 2500 a.c. passando pelas civilizações da idade antiga, média, moderna e consolidando-se na atualidade como um dos alimentos mais populares e práticos da dieta da população mundial. Controvérsias à parte, do século XIII em diante, os italianos tornaram-se os maiores consumidores e difusores do produto por todo o mundo. Criaram mais de 500 variedades que aliadas a molhos , queijos e ervas, compõem um dos pratos mais energéticos que ajudam a compor um cardápio completo de fibras, vitaminas e sais minerais.

Ingredientes:
-500g de macarrão parafuso
-1 maço de rúcula
-5 castanhas do pará
-50ml de azeite extra virgem
-150g de lulas em anéis
-150g da corôa da lula
-50g de queijo parmesão
-3 dentes de alho
-2 grãos de pimenta do reino branca

Modo de preparo: Pesto de rúcula.


Amasse num pilão: pimenta, castanha e alho. Adicione a rúcula, e o azeite. Misture tudo e finalize com queijo ralado o quanto baste; reserve.




Abra os tubos das lulas e com uma lâmina afiada, faça cortes internos. Aqueça uma chapa de ferro à 180º, unte levemente as coroas das lulas com azeite e leve à chapa rapidamente. Adicione alho amassado e doure-as por 2 minutos.










Cozinhe a massa em água fervente por 4 minutos. Junte o pesto de rúcula à massa e finalize com as lulas. Misture tudo e sirva num jantar com garantia de sucesso.