domingo, 28 de novembro de 2010

Shashimi à Paulo Freire













Tem gente que aos domingos faz churrasco, outros feijoada, frango ao molho com macarronada.... Nos meus dois últimos finais de semana a influência dos costumes orientais, amplamente divulgados pelos quatro cantos do bairro Liberdade, mostrou o quanto fomos aculturados nos últimos seis meses de domicílio fixo no bairro mais oriental de São Paulo. A diversão rolou por conta da briga com os hachi, ao som de muita música oriental, shoyu, atum e salmão.
O batismo do prato é homenagem a Paulo Freire, educador e filósofo brasileiro, que soube como ninguém promover a conscientização por meio da educação.
Paulo Freire revolucionou a alfabetização na década de 1960,tendo seu projeto educacional conquistado professores, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos de esquerda que viam em sua obra uma eficaz forma de promover a inclusão social.
Ingredientes:
-1 kg de atum
-1 kg de salmão
-30g de nozes moídas
-30g de alho torrado crocante
-Cebolinhas e salsinhas à gosto
-30g de pimenta do reino branca
-Rúcula, limão e abobrinha para guarnição
Modo de Preparo:
Pique as abobrinhas empane-as, grelhe e reserve. Moa no maçarico as pimentas do reino, em seguida incorpore as nozes e alho. O segredo do prato é trabalhar sempre com peixe fresco. Com uma faca ultra afiada faça pequenos filés do atum e salmón e leve para a geladeira por 20 minutos. Num refratário arrume as rúculas + abobrinhas + os filés. Sirva com limão e shoyu.
A harmonização vem do Vale dos Vinhedos-RS, elaborado pelo método tradicional-Champenoise onde a Vinícola Pizzato não deixa dúvidas da vocação do terroir local na elaboração de espumantes de qualidade. De cor amarelo claro, de perlage fina e abundante.
Aroma Aromas de flores brancas, frutas cítricas maduras, toques de evolução como pão torrado.
Gosto frutado na boca, com acidez e álcool equilibrados. De bom corpo, persistente, seco, refrescante e de boa cremosidade.
70% Chardonnay e 30% de Pinot Noir.
A Livraria Cultura de São Paulo, deu um show nos últimos 27 e 28 de Novembro de 2010. A esperada virada de 35 hs foi um sucesso! Quem teve fôlego pode conferir uma verdadeira marotona cultural, onde dormir virou sinônimo de mico. Parabéns aos organizadores. Que venham mais Vira culturais!












Cenas da intensa movimentação do Vira Cultura, sucesso da livraria Cultura no último fim de semana.













Alex Atala e Carlos alberto Dória comandam palestra sobre nova fase que o chocolate artesanal vive no Brasil.














D. Rosa e Alex Atala, sou fã de carteirinha!
Lobão em noite de pocket show e sessão de autógrafos do livro 50 anos a mil














Nina Becker apresentando músicas de carreira solo( Azul e Vermelho).














Um comentário:

Lala disse...

olha que chique a fotinho com o Alex Atala!! Ele é ótimo mesmo.

bjs,
http://tudojuntoemisturado-lala.blogspot.com