quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Ostras à Lorde Byron














Visitar a Fenaostra em Florianópolis é um verdadeiro deleite. Imagino ser bem próximo do paraíso. A festa anual que ocorre em Stª Catarina está entre as mais importantes festas populares do Brasil. O evento destaca a cultura, gastronomia e as principais manifestações artísticas do povo catarinense.
A Fenaostra oferece um variado cardápio para os amantes de ostras, peixes e frutos do mar, além de oferecer uma ampla programação que inclui concursos gastronômicos, atrações folclóricas e grandes shows.
Essa receita gratinada surgiu por acaso em casa de amigos. Quem assina a receita é Norma Moura, que no improviso acabou nos brindando com uma receita simples e deliciosa.
PS: George Gordon Byron foi o criador de Don Juan. Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus, um dos primeiros escritores a descrever os efeitos da maconha.
Ingredientes:
-1 duzia de ostras
-200g de queijo à vontade
-tomates cereja e ramos de alecrim
-azeite pra finalizar
Modo de Preparo:
Abra as ostras e coloque queijo+ tomate cereja + alecrim. Em seguida leve ao forno de 250 graus até o queijo gratinar.
Para harmonizar sugerimos o vinho Suzin Rosé, recém eleito medalha de ouro pelo Concurso Mundial de Bruxelas. A vinícola também recebeu duas medalhas Gran Ouro nas categorias Cabernet Sauvignon e Merlot.
A vinícola Suzin começou o plantio de suas uvas em 2001 na localidade do Alecrim, há cerca de 25 quilômetros do centro de São Joaquim. Sendo uma das pioneiras no plantio de vinhedos na região, foi também a primeira empresa de uvas em escala comercial da Serra Catarinense, tendo começado sua plantação em 24 de setembro de 2001.
O precursor da empresa foi Zelindo Suzin que veio da cidade de Antonio Prado-RS para São Joaquim ajudando a fortalecer o ramo agrícola da cidade. Mais tarde Zelindo Suzin esteve na cidade de Lagos da Itália onde despertou sua paixão por uvas e vinhos.Os vinhedos da Vinícola Suzin localizam-se a mais de 1200 metros de altitude.
O rosé suzin tem uma cor rosa avermelhado, de aromas delicados lembrando romã, rosas, morangos e toques florais.
No paladar é leve e delicado, com acidez muito equilibrada, trazendo um frescor envolvente, com taninos e álcool corretos. Ideal consumir entre 4 e 6ºC.
Entre uma remada e outra, Norma descontrai tendo as ostras como paixão.
Artesanato sempre presente.


















Assim são cultivadas!



















Crianças fazem a festa com a Bernunça que dança sem parar!































Dança do Pau de Fitas, de tradição ibérica, com suas danças de roda em torno de um mastro














E dá-lhe festança!













O milagre das ostras agora estende-se as calçadas.


































Tijolo ecológico: feito de conchas de ostras, mexilhões, berbigão.


















Aqui os tijolos em versão colorida.
Engenheira responsável pelos tijolos ecológicos com porcentagem em conchas de ostras e mexilhões. a Av. Beiramar(Florianópolis-SC), vem sendo restaurada com os tijolos de ostras.

Essa foi a sétima Fenaostra que tive o prazer de degustar!

Nenhum comentário: