sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Truta à Fernando Pessoa
















A truta é um peixe da mesma família do salmão e talvez seja um dos peixes mais sadios para o consumo, pois exigem águas cristalinas, frescas, puras e bem oxigenadas para sobreviverem. De passagem por São Joaquim e Urubici, planalto catarinense, me deliciei com as famosas trutas da região. Enquanto me deliciava com as trutas na chapa, servidas com os mais diferentes molhos, ouvia placidamente algumas histórias de pescador, vindas da mesa ao lado. Não sei porque fiquei a lembrar dos versos de Fernando Pessoa comparando o curso de um rio com a passagem da vida, que compartilho como entrada da nossa especial receita:

"Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.
(Enlaçemos as mãos).

Depois pensemos, crianças adultas, que a vida
Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,
Vai para um mar muito longe, para o pé do Fado,
Mais longe que os deuses.

Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.
Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio.
Mais vale saber passar silenciosamente.
E sem desassossegos grandes."

Me encantei com os poemas de Fernando Pessoa na década de 1980. Trinta anos depois mais encantada sou com tamanha genialidade do poeta.
Em 1915 Pessoa liderou a criação da revista Orpheu, marco inicial do Modernismo em Portugal.
Fernando Antônio Nogueira Pessoa, mais conhecido como Fernando Pessoa, faleceu antes de completar 50 anos. Em vida o poeta nunca teve o merecido reconhecimento, tendo levado uma vida simples e modesta, mal conseguindo publicar duas únicas obras: Alguns poemas e Mensagem.
Ingredientes:
-2 trutas médias
-sal grosso e limão para temperar
-alcaparras, azeite e pimenta do reino branca à gosto
Modo de Preparo:
Regue as trutas com sal grosso e deixe por 10 minutos. Em seguida retire todo o sal e numa chapa de ferro azeitada grelhe as trutas até dourarem. Acerte pimenta e sirva com alcaparras e limão em cruz.
A sugestão de harmonização é o catarinense Núbio Rosé da Vinícola Sanjo. Originário de São Joaquim-SC. Um vinho 100% Cabernet Sauvignon de altitude de 1280 a 1380 metros. De visual róseo acinzentado, com aroma de frutas silvestres, como morango, cereja e maçã, mesclado com notas florais. Leve, fresco, de boa persistência e com final frutado.
Cenas do planalto Catarinense.

Nenhum comentário: