segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Farofa à J. Kubitsckek






E pensar que nos tempos do Califórnia, minha querida amiga Lena, fazia questão de viver bem longe das panelas. Nessa última visita a Goiânia me emocionei ao vê-la comandar com maestria o prato principal no acompanhamento ao churrasco.

A farofa da Lena acabou sendo selecionada para compor as receitas de bolso da Revista Sabor das Ervas, edição nº 5, tendo como fonte de pesquisa a gastronomia brasiliense.

Segundo relatos J.K não dispensava o trio composto por farinha, couve e linguiça no seu cotidiano alimentar.

P.S: Obrigada amiga pela contribuição. A revista saindo te mando em primeira mão, ok?

Ingredientes:

-Porção de feijão + 250g de lingüiça suína+ 50g de bacon

-porção de farinha + 1 maço de couve manteiga+ 3 dentes de alho

Modo de Preparo: Cozinhe o feijão “ao dente”, corte a couve bem fina e reserve-os. Em seguida frite o bacon e a lingüiça já fatiada em pedaços médios. Adicione o alho também fatiado e deixe soltar o perfume. Num refratário misture a couve aos ingredientes ainda quentes e finalize com farinha até ponto desejado.

Nossa sugestão de harmonização é o especialíssimo Espumante Brut Branco, da

Vinicola Pericó, medalha de ouro no 7º Concurso Nacional de Vinhos Finos & Destilados do Concurso Mundial de Bruxelas - Edição Brasil 2010- São Joaquim-SC. De cor amarelo palha, perlage fino abundante e persistente. Apresenta aromas delicados com notas de frutas brancas como pêra e maçã verde. Um vinho equilibrado, de boa cremosidade e final agradável.

Entardecer no Califórnia( Santo Antônio-GO).

Lena: Minha chef predileta em Goiânia.

Um comentário:

SUELY disse...

Gosto muito de feijão tropeiro e essa receita parece que é perfeita. Vou copiar.
Abs.