quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Vinícola Pericó lança o primeiro e único icewine do Brasil

O primeiro vinho do gelo, assim chamado por ser produzido com uvas congeladas, foi feito na Alemanha em 1794. Mais de dois séculos depois, a Vinícola Pericó numa tacada de mestre, lança o primeiro e único vinho do gelo brasileiro.
O Pericó Icewine foi cuidadosamente cultivado a 1300m de altitude na Serra Catarinense de São Joaquim-SC, aproveitando as negativas temperaturas ocorridas entre os dias 4 e 12 de Junho de 2009. Outra grande novidade é a uva utilizada na elaboração da rara novidade. Enquanto os icewines do mundo trabalham com as variedades de uvas brancas, a Pericó inovou elegendo a Cabernet Sauvignon na elaboração do primeiro vinho do gelo brasileiro.
“Escolhemos esta variedade por ser a mais tardia disponível no vinhedo e a única capaz de sustentar seu lento amadurecimento nas parreiras até a chegada das temperaturas negativas do inverno na altitude de São Joaquim”, explica Jefferson S. Nunes, agrônomo e enólogo.
A colheita, também diferenciada, foi feita antes do nascer do sol para manter as frutas congeladas durante o transporte até a vinícola, onde são prensadas e separadas as partes sólidas (gelo, sementes e cascas) do mosto rico em açúcares. Wandér Weege, administrador da vinícola, enfatiza que neste momento o mosto foi degustado e que a experiência foi única: “Degustamos o mosto a -4oC. Foi a glória. Vinificado, e agora pronto, será como até já podemos dizer: o introdutor do Brasil no limitado mundo dos vinhos icewine”.
E para ‘guardar’ esse vinho raro, buscou-se na Itália uma pequena garrafa com peso, transparência e design capazes de expressar a charmosa e rica história do primeiro vinho do gelo brasileiro.



















Para traduzir a arte de elaborar um icewine, a Vinícola Pericó convidou a artista plástica Tereza Martorano, expoente da arte naïf brasileira e natural de São Joaquim, para retratar a colheita das uvas congeladas na madrugada do inverno de 2009 e que resultariam no Pericó, o primeiro vinho do gelo brasileiro. O resultado é a gravura ‘Vindima na Neve’ (foto), que inspirou toda a comunicação visual do produto.

2 comentários:

Nane Cabral disse...

Olá Rosa, fiz a salada baiana que vc postou há algum tempo aqui no meu blog, dá uma passada por lá qdo tiver um tempinho. Bjo, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Lala disse...

hummmmmmmm, meu marido vai adorar esse icewine!!!