
A dica gastronômica de hoje é essa deliciosa mariscada vinda diretamente de Santo Amaro-BA, que a turma de jornalismo da UFRB, gentilmente cedeu para o Sabor das Ervas. Acompanhem a deliciosa matéria dos jovens talentos do Recôncavo Baiano.
Santo Amaro - uma delícia de cidade
Descubra e se encante pela saborosa culinária afro-litorânea
O Brasil e o mundo sempre conheceram a cidade de Santo Amaro por ser a terra de Caetano Veloso e Maria Bethânia, ícones da música popular brasileira. A mídia, com isso, favoreceu muito a região no meio turístico, mostrando que além de ser o berço do talento dos filhos de Dona Canô, o município localizado no recôncavo baiano também possui uma riqueza de atrativos naturais, históricos e gastronômicos.
Fundada em 1837, a cidade possui uma culinária fortemente marcada pela presença de elementos de origem africana. A 70 km de Salvador, a proximidade do litoral exerce sua considerável influência, frutos do mar, na maioria das vezes, retirados de Acúpe e São Francisco do Conde incrementam o cardápio Santoamarense.
Normalmente com muito azeite de dendê e/ou leite de coco os pratos típicos da região são: anduzada, caldo de mapé, moqueca de peixe, maniçoba, sarapatel, caruru, caldo de gorongolé e mariscos em geral. “Os pratos mais comuns, preparados com os mariscos de minha barraca são o risoto de camarão, moqueca de peixe e a mariscada” diz Jutair Baraúna, feirante local. Combinações afro-litorâneas formam um apanhado de deliciosas e infinitas possibilidades gastronômicas, atraindo diversos turistas brasileiros de outros sotaques e até estrangeiros em busca da apimentada e irreverente comida baiana.
Degustação
A equipe do ComArt visitou o restaurante “Frutos do mar” em São Brás, povoado de Santo Amaro. E para conhecer e saborear, entre as muitas opções do cardápio, escolhemos a mariscada, prato que com diversos mariscos e outras delícias do mar se tornou um dos mais famosos atrativos gastronômicos da região. Não tinha lugar melhor para saborear tais iguarias. O restaurante por anos consecutivos ganhou o título de um dos melhores restaurantes brasileiros pelo Guia Quatro rodas (Guia turístico impresso de grande divulgação e repercussão para mochileiros que buscam novas aventuras e planejamentos de viajem).
Acompanhado de arroz, pirão e um saboroso tempero, a mariscada junto à beleza da cidade fez com que a equipe do ComArt fosse pra casa com um gostinho de quero mais.
Ingredientes:
- Camarão, Peixe, Ostra, Sururu (marisco);
- Tariola (marisco), Mexilhões, Siri mole, Siri catado
- Arráia, 3 tomates, 1 cebola, 1 pimentão, Coentro.
Obs: A quantidade colocada de cada fruto do mar pode variar de acordo com suas preferências.
Modo de preparo:
Bata em um liquidificador os tomates, a cebola, o pimentão, o coentro e meia xícara de sumo de limão. Coloque parte do mesmo no fundo de uma panela de barro. Acrescente os frutos do mar sobre o tempero e ponha o restante do molho. Finalize com um pouco de azeite de dendê, leite de coco e sal a gosto em cima do preparado.
Cozinhe em fogo alto por 30 minutos. Após a fervura, sua Mariscada estará pronta para ser servida.

Para harmonizar tão rico prato, optamos pelo Sauvignon Blanc, safra 2005 da Vinicola Francione. Um vinho de textura untuosa. Seus aromas expressam notas florais e uma explosão de frutas tropicais. A complexidade proporcionada pela parcela do vinho que estagia em barris de carvalho, faz um harmonioso contraponto com o frescor e elegância expressos em seu toque cítrico. Elegante e surpreendente pela estrutura e persistência.
Cidade de Santo Amaro


Parte da turma do 1º semestre de jornalismo UFRB – Da esq. pra direita: Rosalvo, Leiziane, Caiã, Keyla, Gabi e Suely.
Edvaldo e seus caranguejos de Acúpe
