quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Salada Norueguesa

...e setembro chegou...vamos caprichar nas receitas, para os que estão de niver um beijo e um especial para o " goiano"(Arthur), do colégio Bom Jesus! Queria parabenizar também os 23 sortudos participantes de um curso que iniciará no próximo final de semana no Vale dos Vinhedos, onde cada aluno terá direito a 60 garrafas do produto exclusivo! Cada aluno definirá nome, rótulo e participar de todo o processo da fabricação do vinho. Infelizmente as vagas se esgotaram muito rápido...nos próximos posts estarei dando dicas de cursos que ainda acontecerão até Dezembro, fiquem de olho!
E para harmonizar essa salada? Saber com que vinho brindar é sempre uma preocupação, vai que não consiga estimular os sentidos gustativos e nem realçar os sabores da comida com a escolha?
Normalmente o vinho branco é a primeira pedida no acompanhamento de pratos delicados. Em saladas condimentadas, o vinagre e ingredientes muito cítricos devem ser usados com parcimônia, pois podem anular o gosto do vinho. A indicação do vinho fica por conta de um Sauvignon Blanc, Núbio da cooperativa Sanjo que experimentei no Costão do Santinho, safra 2008, um lançamento que vale a pena experimentar. Trata-se de produção dos badalados vinhos de altitude, os vinhedos estão em altitudes entre 1.100 a 1.400 metros, condições ideais para produção de frutos com alto teor de açúcar e potenciais desenvolvimento de aromas delicados. O terroir da Serra Catarinense vem provando ser único, e já é uma realidade a contar pelos prêmios que nossas vinícolas vem acumulando nos últimos anos. Saúde!


Ingredientes:
- 2 cabeças de funcho
-500g de cogumelos salomados
-500g de cogumelos
-1/2 limão taiti
-300g de queijo gorgonzola
-Pimenta do reino branca à gosto
-cebolinhas e tomilho à gosto
-alface para guarnição
-azeite extra virgem o quanto baste



Modo de preparo:
Esquente uma frigideira, passe um fio de azeite extra-virgem, salteando os cogumelos selecionados. Tempere com umas gotas de limão, pimeta e uma pinça de sal. Reserve.
Fatie as cabeças do funcho e passe-os no vapor por 10 minutos. Forre um refratário, cubra com os cogumelos. Leve para gratinar e finalize com tomilho fresco.










Arthur, libriano nato!