sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Lentilhas à Marcinha Cordeiro














Perfeita substituta do feijão, muitas vezes só lembradas nos rituais de passagem de ano...já guardei um patuá delas na carteira por anos e anos, que minha amiga Marcinha ensinou...Essa receita nasceu do casual, pois juntei as lentilhas em cozimento com sobras de fatias de copa defumada, numa perfeita sintonia!
Ingredientes:
- 500g de lentilhas secas
-1 cebola
-2 dentes de alho
-2 tomates
-1 pinça de pimenta do reino branca
-200g de alho poró
-2 folhas de louro
-250g de copa defumada
-azeite o quanto baste
Modo de Preparo:
Coloque as lentilhas de molho por 2 horas junto com as folhas de louro. Em seguida refogue no azeite o alho comum + alho poró + cebolas. Junte os tomates sem pele e deixe refogar por 8 minutos. Adicione as lentilhas, a copa cortada em fatias e junte 1/2 cálice de água. Acerte o sal e deixe-as cozinharem até ficarem macias.
A harmonização ficou por conta de um tinto Cabernet Sauvignon/2005 da Sanjo. É macio, com forte presença de aroma de frutas maduras e boa acidez. Um vinho prazeroso do início até o final, fazendo justiça a medalha de ouro conquistada no concurso realizado no restaurante Fasano-SP em prova de harmonização com o alimento.



"Olha as minhas meninas...." ( Marcinha, Renatinha e Marena)

2 comentários:

Adriana disse...

Se sobrou um pouquinho ,eu quero!!

Esta com uma carinha....

bom dia !!

Rita Palita disse...

Olá Rosa,
Pensando em todas as amigas que assim como nós fatalmente ganharam alguns kilinhos extras depois de casar e/ou depois de ter um blog culinário criamos o Rita Palita (http://ritapalita.blogspot.com), um blog de desafios dedicado a receitas saborosas porém SEMPRE leves.

Convidamos você a participar do nosso primeiro desafio!

Te esperamos por lá.

Bjkas

Glau, Renata e Rita Palita