sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Paraolimpíadas de Beijing 2008

Com o fim da Segunda Grande Guerra mundial em 1945, restou um grande espólio de deficientes que uniram o esporte às práticas desenvolvidas nos tratamentos de lesões de hospitais Estadunidense. Mas somente em 29 de Julho de 1948, durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres, que foi lançada a primeira competição para deficientes em Stoke Mandeville.
No final dos anos 50, surgiu no Rio de Janeiro um movimento liderado pelo cadeirante Robson Sampaio de Almeida e Aldo Miccolis que resultou na criação do Clube do Otimismo( 1958), e em seguida Sérgio Seraphin funda em São Paulo o Clube dos Paraplégicos.
Os anos 60 sacudiram o mundo com grandes manifestações populares contra a guerra, e pela primeira vez o esporte para pessoas deficientes ganhou o mundo e foi bater recordes outrora inimagináveis. Roma foi a primeira sede em1960 e passados quase meio século de competições os Jogos Paraolímpicos evoluíram tanto quanto as Olimpíadas.
A primeira participação brasileira foi nos II Jogos Parapanamericanos, sediado em Buenos Aires em 1969, mas só em 1972 que o país teve sua primeira participação numa Paraolimpíada, tendo como sede a cidade alemã de Heidelberg.
O Comitê Paraolímpico brasileiro vem contribundo progressivamente para o fomento do esporte, proporcionando inclusão social e oportunidades inimagináveis para portadores de deficiência.
Consolidar o "Movimento Paraolímpico" no Brasil é desafio não só pra os atletas, que competirão com reais chances de medalha, mas principalmente pelos formadores de opinião como jornalistas, empresários, cineastas, publicitários, etc. Atualmente o Movimento conta com a adesão de mais de 100 países e já responde pelo segundo maior evento esportivo do mundo, só perdendo para a Olimpíada.
O fortalecimento dos Jogos Paraolímpicos traz uma grande oportunidade para esse segmento esportivo e o nicho mercadológico gerado não tem sido bem aproveitado, fica o alerta!
A equipe de remo adaptável estará competindo nos dias 09, 10 e 11 de Setembro, sempre às 4 da matina e traz entre os remadores mais uma goianinha arretada, Norma Moura, que descobriu o esporte por acaso e aos 36 anos é promessa de medalha junto com seu timoneiro Gauchinho(RJ), André(SC), Regiane(SP) e Luciano(RJ).
Querem melhor motivo para acordar cedo nesses próximos dez dias? A cerimônia de abertura será no sábado, dia 06 no Estádio Ninho de Pássaro e segue até o dia 17 de Setembro de 2008.

Nesse período vamos postar algumas receitas inspiradas na culinária chinesa, harmonizando logicamente com nossos excepcionais vinhos nacionais. Aguardem!




















Gauchinho(RJ), André(SC), Luciano, Regiane(SP), Norma(GO)