terça-feira, 6 de julho de 2010

Acarajé à Ayrton Senna





























Vir a São Paulo e não visitar o bairro Liberdade é como comer acarajé sem pimenta...rsrs. No período da escravidão o local foi palco de grandes atrocidades, ficando conhecido como Campo da Forca. Quem visita a feira da Liberdade ( Largo da Liberdade), nem imagina que o belo astral atual foi o principal palco da pena de morte, que vigorou no país até 1874.

No início do século XX o bairro foi totalmente transformado com a chegada em Santos do navio Kasato-Maru com a difícil missão de plantar café no interior de São Paulo. A rotina escravocrata imposta pelos fazendeiros obrigou muitos a retornarem para a capital e a Liberdade foi opção da maioria dos dissidentes da plantação de café.

Atualmente a Feira da Liberdade é um dos destinos mais procurados pelos turistas, ávidos para experimentarem a enorme variedade gastronômica que o local oferece.É possível degustar, com ou sem hashi, desde um simples Sushi passando pelo Sashimi, Tempurá ou até mesmo um brasileiríssimo acarajé, é mole?

Nossa homenagem àquele que foi o maior ídolo de todos os tempos da F-1, tendo o Japão como 2º país que venerava nosso ídolo. Em Suzuka, Airton arrebatou 3 campeonatos mundiais(1988, 1990 e 1991).

Ingredientes:

-1/2 kg de feijão fradinho

-2 cebolas medias

-200g de camarão defumado

-1 colher de gengibre ralado

-1 colher de azeite de dendê + óleo de milho o quanto baste para fritura

Modo de Preparo:

Bata aos poucos no liquidificador o feijão crú e em seguida coloque de molho por mais ou menos 5 minutos. Passe uma peneirinha na superfície para retirar as cascas que sobem. Repita a operação mais 3 vezes. Leve novamente ao liquidificador com um pouco de água até formar uma massa homogênea. Coe e reserve. Leve ao liquidificador cebola + gengibre + camarão, e em seguida junte a massa do feijão reservada. Confira o sal e bata a massa com uma colher de pau até dobrar de volume. Leve os bolinhos para fritar moldando com uma colher. Escorra os bolinhos numa peneira de aço e folhas de papel pardo. Sirva o acarajé com vatapá, molho de camarão e pimenta!

É certo que os pratos afro-brasileiros não costumam se comportar bem com vinhos, mas como usamos somente uma colher de dendê na receita sugerimos uma experimentação que pode trazer surpresas. A sugestão vem do Vale dos Vinhedos-RS da Vinícola Pizzato. Um vinho especial em lote único de 6.200 garrafas numeradas, trazendo uma forte presença de aromas que espocam na boca os aromas florais e frutados. Ideal consumir entre 8 e 12ºC.

Largo da Liberdade, sinônimo de alegria!
















Prédio do Bradesco, mantém a influência da arquitetura oriental!














Frision do comércio em dia de domingo!














Casal dividindo as delícias da feira! O amor é lindo!








Produção organizada: atendimento nota 10 nas barracas!



















Quem vai de camarão?










Tudo lembra o japão!














Talheres em bambú: Aprovei totalmente!










Cada barraca tem seu encanto...diversão garantida!














O cheiro de comida fica no ar, uma delícia!









Os mercadinhos locais promovem preços imperdíveis...dá até paraarriscar no preparo de um purê de cogumelos!

Um comentário:

Paulo Henrique disse...

que dica legal...e olha que moro em São Paulo há mais de 10 anos e ainda não conheço a feira da liberdade. Anotei!