segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fondue magro









É só o tempo esfriar um pouquinho que lá vem idéias de receitas para esquentar. Cair de boca num fundue de queijo sem medo de ser feliz é a dica do dia. Degustamos a iguaria em comemoração ao niver de Norma Moura, numa memorável degustação familiar. A inovação ficou por conta da couve de bruxelas que foi passada ao vapor com um toque de pimenta defumada.
Ingredientes:
-350g de queijo enmenthal
-250g de queijo gruère
-1 dente de alho, 1 xícara de leite e 1 cálice de vinho branco
-250g de couve de bruxelas
-1 colher de manteiga extra e 1 pinça de pimenta defumada
Modo de Preparo:
Passe a couve no vapor por 8 minutos e as batatinhas por 10 minutos. Tempere-as com manteiga e pimenta. Reserve. Dissolva o amido no vinho e deixe a mistura ferver por alguns minutos. Em seguida os queijos. Em fogo brando deixe a misturar fundir. Passe o alho no interior de toda a panela do fundue. Despeje o queijo fundido. Sirva com as batatas e couve de bruxelas
A sugestão de harmonização vem de nova Pádua-RS, Vinícola Boscato, Merlot Gran Reserva. Elaborado com uvas cultivadas em vinhedos próprios, permanecendo em barris de carvalho o tempo necessário para seu amadurecimento. Um vinho com taninos e acidez equilibrados. Recomenda-se decantá-lo de 15 a 30 minutos antes de servi-lo. Temperatura ideal de consumo 18ºC.

Nenhum comentário: