quarta-feira, 17 de março de 2010

Filé de Pargo à D. Zoraides














Cresci acompanhando minha avó comandando verdadeiros rituais de comilança. Tinha festa para todos os santos, aniversários, casamentos, entre outros festejos. Tudo era meticulosamente planejado pelas duas melhores cozinheiras da família, D.Tidinha (minha mãe) e D. Zoraides (minha madrinha). De cada uma herdei um pouco mas com certeza meu gosto particular por bons ingredientes é uma característica herdada de D. Zoraides. Essa receita é uma homenagem a minha querida madrinha e grande influência no mundo da culinária!

Ingredientes:

-1kg de filé de Pargo

-2 pimentões maduros

-2 pinças de pimenta do reino branca

-2 cabeças de alho

-azeite e cebolinhas o quanto baste

Modo de Preparo:

Grelhe os pimentões até soltarem a pele. Retire a pele e reserve. Tempere o filé e em seguida corte o alho pelo meio e faça das metades a base para colocar o peixe. Acerte a pimenta, o azeite e leve o filé para o forno por mais ou menos 30 minutos. Sirva acompanhado com pimentão, cebolinhas e fio de azeite.


Para harmonizar a dica vem da Serra Gaúcha(V. Pizzato). Um especial Chardonnay de garrafas numeradas e de indicação de procedência do Vale dos Vinhedos com selo de certificação. Um vinho límpido e de cor amarelo palha, de aromas intensos que lembram maçãs maduras, pêras, damasco e abacaxi.

Nenhum comentário: