domingo, 1 de novembro de 2009

Um brinde a saúde!









Nunca esteve tão em voga a busca pelo bem estar. Esta força propulsora tem levado a “fórmulas do bem viver”, ou seja, hábitos que proporcionam ao organismo humano condições para uma vida saudável. Nesse sentido, a ingestão regular e moderada de vinho tem se mostrado uma estratégia promissora para enfrentar múltiplos problemas de saúde, devido suas virtudes terapêuticas.
Os polifenóis são o corpo e a alma do vinho. São responsáveis pela diversidade e riqueza de cores, aromas, corpo, adstringência, “dureza” e virtudes para a saúde do vinho. Dentre eles estão o resveratrol e os flavonóides. São produzidos nas cascas e sementes das uvas em reação ao ataque de parasitas, por isso têm ação antibiótica e potente efeito antioxidante.
O resveratrol é a “molécula da moda”, possui propriedades antioxidantes e anticoagulantes. Inibe a degeneração das células e estimula a formação do colesterol bom (HDL – lipoproteínas de alta densidade) que é rico em Ômega-3. Esse tal de ômega-3 é um cardioprotetor, que previne a formação do colesterol ruim (LDL – lipoproteínas de baixa densidade), principal causador da obstrução dos vasos sanguíneos que levam ao infarto de miocárdio e derrame cerebral.
Os flavonóides são também poderosos aliados à estética e potencial redutor dos riscos de algumas doenças, pois são antioxidantes que interferem na formação e propagação dos radicais livres, responsáveis pelas alterações danosas nas células acelerando o envelhecimento celular, além de prevenir o surgimento de doenças degenerativas como o câncer. Sua ação anti-tumoral está relacionada com sua capacidade de permitir ao organismo bloquear a produção de certas substâncias químicas, que têm sido relacionadas a transformações de lesões pré-cancerosas em lesões malignas.
Vale ressaltar que o consumo moderado de vinho não cura doenças, mas vem ajudando combater inúmeras doenças que a humanidade vem enfrentando. Uma boa opção é uma dieta rica e variada devidamente harmonizada com vinhos de qualidade.

Artigo gentilmente cedido por Fabianne Martins Ribeiro( colaboradora da Revista Sabor das Ervas, graduada em Ciências Biológicas ).

Um comentário:

Nane Cabral disse...

Tin tin! um brinde ao vinho! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com