quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Bacalhau à D. Maria Francisca















Os tempos de minha avó Maria eram bem mais felizes. Novenas, terços, festas da igreja e claro a festa do Divino em Trindade-GO. Naqueles tempos de muita poeira e dificuldades de transporte, nada abalava a fé e a vontade daquela senhora forte, destemida, guerreira, caridosa. Todo ano a viagem à Trindade era sagrada e "Seu Osório", eterno companheiro, fazia questão de arcar com as despesas que fazia sua amada feliz. Os 30 dias de vigília espiritual que D. Maria comandava eram dias de fartura e alegria, que ela como ninguém sabia comandar.
Esse bacalhau é uma pequena homenagem aquela que foi a realizadora de meus sonhos de infância. Com ela aprendi pescar, respeitar as raízes como remédio, temperar carne, gostar de terra, , desconfiar de médicos, ser independente, ser enérgica com os filhos mas com carinho, ser bondosa, acreditar no que quiser e perdoar sempre.
Ingredientes:
-2 kg de cação desalgado
-1 kg de batatas e 1 talo de alho poró
-150 g de azeitonas pretas
-6 ovos e 2 dentes de alho
-1 pinça de pimenta branca
-12 cebolinhas mini inteiras
-6 tomates, 100g de nozes picadas
-250 ml de azeite de oliva
-100 ml de azeite extra virgem
- 50 g de manteiga extra
-4 colheres de creme de leite
Modo de preparo:
Refogue no azeite o alho comum e poró até murcharem, adicione os tomates sem peles e sementes,as cebolinhas deixando dar um leve fervura. Desligue o fogo e em seguida distribua o creme de leite. Acomode num refratário o ensopado as batatas pré-cozidas e o peixe cortado em cubos médios e também aferventado. Regue com o restante dos azeites, polvilhe com nozes e azeitonas negras. Leve para gratinar até que o cheiro se espalhe, + ou - 40 minutos.
Para harmonizar esse delicioso bacalhau sugerimos o especialíssimo Espumante Brut da Vinícola Pericó. Um vinho equilibrado, de boa cremosidade e de um final agradável. Vale a pena experimentar!











Antigo Santuário - Trindade-Go


















D. Maria Francisca e Sr. Osório do Carmo.













Pose histórica de herdeiros que reeditaram a tradição da romaria à Trindade/ Junho 2009.

Nenhum comentário: