segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Risoto à Piri















Cresci comendo os quitutes da casa de minha avó. Por lá viveu até se casar,Vera Braga, que um dia pediu com uma filha nos braços, trabalho para D. Maria. Minha avó batizou a criança e as duas só sairam de sua casa quando a mãe foi solenemente pedida em casamento. Histórias como a de Vera se repetem pelos quatro cantos do país, mostrando nessas relações um pouco de nossa brasilidade. Fomos admirados pelos europeus desde o primeiro contato. Na maioria dos lares brasileiros há uma perfeita sintonia entre patroa e secretária do lar. A relação se completa nas diferenças. Enquanto uma entende tudo de artes, mitologia grega e economia, a outra sabe tudo de fábulas, lendas populares e dicas de receitas complicadas.
Essa sugestão com certeza vai dar um toque numa ceia descomplicada e deliciosa! A receita veio de Pirinópolis-GO (casa de Elza e Vila), que aproveitaram os camarões de Floripa e mandaram ver num delicioso risoto. O melhor da reunião foi na hora do preparo do menú, que teve a participação dos convidados como principal atração. O anfitrião Vila dividiu com Luzia o preparo da receita. O prato além de saboroso é de harmonização descomplicada!
Ingredientes:
-24 und camarão gde p/ decoração
-150grs camarão pequenos s/ casca
-100grs de manteiga
-600ml de caldo de carne ou legumes
-1 copo de vinho bco seco
-12 caroços de castanha Barú
-1 cálice de brandy
-Curry o quanto baste
Modo de Preparo:
Torre o barú até soltar a casa e reserve. Refogue os camarões na manteiga e em seguida adicione o brandy, dando uma flambada. Em seguida adicione o arroz, o baru e o caldo de carne ou legumes ,misture bem e tempere com o curry, regando com um copo de vinho branco. Deixe evaporar mexendo com freqüência. Cozinhe em fogo brando. Decore com camarões grandes.
A harmonização ficou a cargo desse maravilhoso Fausto Rosé, procedente do Vale dos Vinhedos-RS. A Vinícola Pizzato é conhecida como os reis da uva Merlot. Esse Rosé foi elaborado em lote único de 6.200 garrafas numeradas. Um vinho que espoca na boca os aromas florais e frutados. Um vinho jovem mas de forte presença.

Vila e Luzia, parceria de mais de 10 anos.





















Luzia é daquelas pessoas que apaixonamos mesmo sem conhecê la em carne e osso...pelo sorriso faceiro dá pra imaginar quantas dicas culinárias ela tem na manga.. .

4 comentários:

Nane Cabral disse...

Nossa, essa receita o povo daqui de casa vai babar e a anterior tb!! bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

Ellem Matos disse...

Rosa ,sou paulista, uma vez visitei Pirenópolis, e nunca esqueci, este prato eu encontro nos restaurantes de lá? Parabéns pela dica.

Suely disse...

Castanha de barú, sera a mesma que tem no sul , o pinhão?, poderia colocar uma foto dela.

Rosa Maria Martins Moraes disse...

Então pessoal...obrigada pela participação...na próxima receita que usar a castanha do cerrado, a Barú, postarei fotos,ok?
A castanha do Barú está para o centro oeste, assim como o berbigão para os Catarinas. É o viagra do cerrado!
O Barú é uma árvore dos cerrado e matas de terrenos secos, largamente usado no sombreamento e pastagens. Do baruzeiro se aproveita quase tudo. Da polpa se extrai geleía e licores, da amêndoa vem o enriquecimento de bolos, sorvetes e doces, além de processar um óleo utilizado em dores reumáticas.