quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quibebe goiano















O rico Quibebe é herança africana que o Nordeste se afeiçoou e enriqueceu com o azeite de dendê, carne de sol, abóbora e pimenta malagueta. Em Goiás substitui-se a abóbora pela mandioca e a pimenta malagueta pela pimenta bode. De fácil preparo e bastante nutritivo.
Ingredientes:
- ½ kg de carne-seca
-200gramas de mandioca
- 4 ramos de coentro
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
-pimenta bode a gosto
- sal a gosto
Modo de Preparo:
Desalgue previamente a carne seca, pique-a grosseiramente e reserve. Em seguida leve a carne numa panela para cozinhar com água o suficiente para cobrir a carne e deixe cozinhar por 30 minutos. Reserve a água de cozimento. Desfie a carne finamente e reserve. Durante o cozimento da carne, descasque a mandioca sob água corrente e pique em cubos pequenos. Reserve. Lave o coentro, separe somente as folhas e pique-as finamente. Reserve. Leve ao fogo uma panela com o azeite de oliva, a cebola, o alho e a pimenta. Refogue, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Acrescente a carne-seca e refogue por 5 minutos. Adicione a mandioca e 2 xícaras (chá) da água do cozimento da carne e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até o caldo engrossar e a mandioca ficar macia. Misture o coentro, cozinhe por mais 2 minutos e acerte o sal, se necessário. Retire do fogo e sirva com arroz branco e salada de folhas.
Para harmonizar sugerimos o delicioso Suzin Merlot. Um vinho da região de São Joaquim-SC de altitudes de 1200m acima do nível do mar. É um vinho de boutique mas de preço acessível, de taninos doces, boa persistência e álcool equilibrado. Ideal servir entre 16 e 18ºC.

Um comentário:

Ana Luiza de Natal disse...

Quibebe goiano? deu uma vontade de experimentar!!!! Continue dando essas dicas...sempre passo aqui para conferir...e olha que já repassei pra todas minhas amigas o endereço...Tudo de bom !!!