segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Panna cotta de goiaba














Essa sobremesa, gentilmente cedida pela Restauranter Geovana Faccin, retrata bem a influência italiana no dia a dia das famílias do Rio Grande do Sul. É sobremesa certa na maioria das mesas do estado.Tem como base a nata de leite + açúcar, enriquecida com frutas e especiarias.
Ideal para fechar qualquer jantar, acompanhada ou não de uma bela espumante.
Ingredientes:
-500ml de creme de leite fresco
-500ml de leite
-1 xícara (chá) de açúcar (usei 3 colheres de leite condensado)
-1 envelope de gelatina sem sabor dissolvida em ½ xícara (café) de água
-1 vagem de baunilha
-50g de castanha de amendoim moídas
Modo de Preparo :
Distribua numa panela funda o leite previamente fervido junto com o creme de leite e o açúcar. Deixa ferver por alguns minutos. Desligue o fogo e junte as folhas de gelatinas já hidratadas + a baunilha. Minsture tudo e distribua num refratário.
Desinforme e leve pra gelar.
Para a calda:
Junte água + açúcar e a polpa de goiaba e leve para ferver mais ou menos uns 15 minutos.Deixe esfriar e sirva com a panna. Polvilhe com amendoim torrado.
Dica: Para conseguir um creme homegêneo e mais saboroso, trabalhe com o fogo brando e mexa constantemente os ingredientes.

Espumante Brut Rosé, da Vinícola Pizzato, vem do Vale dos Vinhedos a indicação de harmonização. Safra2007, Constituída de 80% de uvas Merlot e 20% de uvas Egiodola, pelo método tradicional(Champenoise). De lote único e numerado,é mais uma descoberta que o Blog www.sabordaservas.blogspot.com acabou por descobrir numa de suas pesquisas pelas vinícolas da Serra Gaúcha.
Apresenta uma cor rosada brilhante que nos remete a aromas de framboesa e amoras. De perlage abundante e persistente,de acidez equilibrada, deixando um suave frescor na boca.