segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Panna cotta de goiaba














Essa sobremesa, gentilmente cedida pela Restauranter Geovana Faccin, retrata bem a influência italiana no dia a dia das famílias do Rio Grande do Sul. É sobremesa certa na maioria das mesas do estado.Tem como base a nata de leite + açúcar, enriquecida com frutas e especiarias.
Ideal para fechar qualquer jantar, acompanhada ou não de uma bela espumante.
Ingredientes:
-500ml de creme de leite fresco
-500ml de leite
-1 xícara (chá) de açúcar (usei 3 colheres de leite condensado)
-1 envelope de gelatina sem sabor dissolvida em ½ xícara (café) de água
-1 vagem de baunilha
-50g de castanha de amendoim moídas
Modo de Preparo :
Distribua numa panela funda o leite previamente fervido junto com o creme de leite e o açúcar. Deixa ferver por alguns minutos. Desligue o fogo e junte as folhas de gelatinas já hidratadas + a baunilha. Minsture tudo e distribua num refratário.
Desinforme e leve pra gelar.
Para a calda:
Junte água + açúcar e a polpa de goiaba e leve para ferver mais ou menos uns 15 minutos.Deixe esfriar e sirva com a panna. Polvilhe com amendoim torrado.
Dica: Para conseguir um creme homegêneo e mais saboroso, trabalhe com o fogo brando e mexa constantemente os ingredientes.

Espumante Brut Rosé, da Vinícola Pizzato, vem do Vale dos Vinhedos a indicação de harmonização. Safra2007, Constituída de 80% de uvas Merlot e 20% de uvas Egiodola, pelo método tradicional(Champenoise). De lote único e numerado,é mais uma descoberta que o Blog www.sabordaservas.blogspot.com acabou por descobrir numa de suas pesquisas pelas vinícolas da Serra Gaúcha.
Apresenta uma cor rosada brilhante que nos remete a aromas de framboesa e amoras. De perlage abundante e persistente,de acidez equilibrada, deixando um suave frescor na boca.


2 comentários:

Auriene de Passo Fundo disse...

Olá pessoal, uma amiga me indicou esse cantinho. Adorei. Aqui em Passo Fundo, temos muita influencia da cultura italiana. Abração!!!

Nane Cabral disse...

Rosa, que maravilha de receita hein? adorei! bjos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com