domingo, 29 de março de 2009

Risoto verde com Picanha Suina















A dica de hoje é sobre a relação do vinho e a saúde da mulher. Segundo pesquisas desenvolvidas nos últimos anos publicadas em jornais especializados em Cancer, o vinho ingerido moderadamente, é um alimento poderoso no combate ao Câncer de mama, Infertilidade, Osteoporose e Derrame Cerebral. O adenocarcinoma de mama é o câncer que mais faz óbitos entre as mulheres. Quanto mais as mulheres consomem álcool maior a probabildade delas desenvolverem essa doença. Mas se a bebida ingerida for o vinho, a ação do Resveratrol e Polifenóis sobre os receptores de estrogênicos da mama, protegem essa mulher da doença. Para aquelas que bebem regularmente moderadamente junto as refeições, têm 50% menos chance de desenvolverem o Câncer de ovário.
O hábito atenua também as manifestações do climatério e da menopausa. Outros estudos mostraram que mulheres que tomam vinho engravidam com mais facilidade que as abstênias e bem mais rápido que as que ingerem outros tipos de bebidas alcóolicas. Os Polifenóis atuam estimulando os osteoclastos ( células que formam o osso) e inibem os osteoclastos ( células que destroem o osso). Já o Resveratrol ( encontrado na casa e semente da uva) tem uma semelhança de estrutura com o estrogênio ( hormônio feminino) que preserva o esqueleto. Querem motivos melhores para continuarmos harmonizando nossos pratos? Saúde!
Ingredientes:
- 1 picanha suina média
- 2 dentes de alho
- folhas de sálvia
- 100g de arroz branco
- 6 aspargos
- 1 abobrinha grande
- ceboletes a gosto
- 80g de queijo parmesão
- 1 alho poro
- 50 g de manteiga extra
- pimenta do reino branca o quanto baste
- 1 tablete de caldo de galinha
- azeite a gosto
Modo de Preparo:
Separe as pontas do aspargo e cozinhe em água com sal por 8 minutos, reserve. Pique grosseiramente em sentido longitudinal os aspargos e abobrinhas e grelhe no azeite temperado com pimentas. Pique em fatias o alho poro, refogue por alguns minutos e junte o arroz. Aos poucos vá adicionando o caldo de galinha ( use uma concha), mexendo constantemente. Junte as abobrinhas e aspargos, e continue mexendo até ponto desejado. Finalize com queijo, manteiga, ceboletes e as pontas dos aspargos.
Modo de preparo da picanha:
Pique a picanha em fatias de 2 dedos. Tempere com um fio de azeite, pimenta e alhos amassados eas folhas de sálvia. Deixe marinar por 20 minutos. Em seguida grelhe com a parte da gordura para baixo até pururucar. Leve ao forno por 20 minutos. Sirva com o risoto.
Harmonizamos o prato com um maravilhoso branco da Vinícola Aurora, elaborado com 100% da variedade Chardonnay.
Apresenta uma tonalidade amarelo palha e refexos esverdeados. Agradável, fresco e brilhante. Com uma rápida passagem por barril de carvalho, nos brinda com suaves aromas de baunilha e uma acidez equilibrada.