terça-feira, 10 de março de 2009

Salada Romana















Queridos leitores(as), nesse mês da mulher estaremos repassando dicas de harmonização pra melhor conforto quando se depararem com a máxima: Com que vinho eu vou??
O desafio na arte da harmonização é complementar os sabores presentes num prato com a bebida certa. O vinho é companheiro num casamento bem mais saboroso, que busca desafios a cada sabor apresentado. A textura é traço fundamental tanto em vinhos quanto na comida, e saber identificá-la é o pulo do gato para alcançar uma perfeita sintonia. O nosso único compromisso é melhor aproveitar o prazer da boa mesa, dando vazão a surpresa que novas combinações podem proporcionar.
Um prato salgado e rico em especiarias requer um vinho com boa acidez, que segura também pratos à base de cremes, manteiga, frituras, crustáceos. O segredo é compatibilizar alimentos ácidos como tomates, alcaparras, alho-poró, com um vinho de acidez semelhante. A acidez do vinho pode destacar ainda mais os aromas e sabores dos alimentos servidos. Um vinho com menor acidez que o prato, trará uma sensação de sem corpo, magro, e desaparecerá.
Essa salada, batizada de romana, tem ingredientes desafiadores.
Ingredientes:
- 1 maço de alface romana
- pepinos em conserva
- 1/2 xícara de alcaparras
- ceboletes à gosto
- azeite o quanto baste
Modo de preparo:
Pique os ingredientes e regue com azeite em emulsão. Decore com a ceboletes.

Um Sauvignon Blanc seria a primeira opção, mas optamos por uma espumante Brut Rosé Casa Perini que cumpriu com o desafio com desenvoltura, elaborado com uvas da variedade Chardonnay, Gamay e Pinot Noir. A versatilidade das espumantes é o ponto alto dessa indicação, pois pode ser servida desde a entrada até o final das refeições, sem perder o rebolado.
Nota: As informações repassadas tem como fonte Comida e Vinho, de José Ivan Santos e José Maria Santana.
Editora Senac - São Paulo, 2008.


















Nenhum comentário: