terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Trutas ao molho roquefort

Essa receita é fruto de nossa última incursão pela Serra Catarinense. Passamos por Urubici que encanta com vales, igrejas, serras, numa infinidade de atrações para os amantes da natureza e tuas aventuras. Já a vizinha São Joaquim é diversão garantida para amantes do vinho e de uma gastronomia recheada de influências. A região é banhada pelos rios de montanha, de águas cristalinas e ricas em trutas que valorizam ainda mais as harmonizações gastronômicas. O blog visitou as jovens vinícolas da região que com menos de 5 anos de existência já produzem vinhos de altíssima qualidade, indicando que temos sim capacidade de continuarmos evoluindo rumo a produção dos grandes vinhos! Finalizamos o passeio numa visita prazerosa na Villa Francione que foi um verdadeiro deleite. Nossa próxima aventura será pela Serra Gaúcha, onde prestigiaremos a Fenavinho Brasil. Estarei postando de lá algumas receitas selecionadas especialmente entre os participantes do maior evento de vinho nacional. Que Baco proteja nossos turistas!
Ingredientes:
-4 trutas de 250g
-20gr de manteiga extra
-1 chalota ( cebola roxa)
-1 taça de vinho branco seco
-1 colher de alho finamente picado
-100gr de requefort
-4 colheres de natas frescas
-sal e pimenta do reino à gosto
Modo de preparo:
Unte um refratário com a manteiga extra e faça uma cama sobre ela com a chalota . Lave e enxugue as trutas. Acomode-as sobre essa cama e junte o vinho, alho, sal e pimenta. Leve ao forno bem quente por 10 minutos. Retire o molho e retorne as trutas num outro refratário também untado em forno médio. Leve ao fogo o molho das trutas, junte as natas frescas e rale o requefort. Misture bem e regue as trutas com esse molho.
E para acompanhar?? A dica é um Chardonnay da Villa Francione da Serra Catarinense.
Tive o prazer de degustar pela primeira vez o premiado Chardonnay 2006 da Villa Francione, na própria vinícola. Uma experiência única! O vinho não desapontou as expectativas, apresentando excelente acidez, complexidade e um final persistente. Digno dos prêmios recebidos!






Vista parcial dos vinhedos da V. Francione - S. joaquim-SC.

















Um brinde ao Sr. Dilor Freitas - idealizador da Villa Francione
















4 comentários:

Anônimo disse...

Hummm...deu numa vontade de fazer o passeio! E as trutas são realmente deliciosas! Já anotei a receita. Bjos!

Xana Bértolo disse...

Bem essas trutas têm 1 aspecto maravilhoso Rosa :)...
Adorei
bjinhus

Delícias e Talentos disse...

Desconhecia o molho roquefort, fiquei curiosa e hei-de testar!
De facto, este prato para mim é excelente, pois eu adoro todo o tipo de peixe! :)

Unknown disse...

Amiga essas trutas devem ter ficado uma delicia...mas estas imagens são lindas...esse Brasil é de uma beleza de se perder de vista. Beijinhos doces.