terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pamonha à Pedro Ludovico Teixeira















A nossa receita de hoje vem do centro-oeste, uma inusitada criação de D. Petrolina Ferreira Cabral, moradora de Quirinópolis-Go. Por volta de 1948, essa senhora hoje octagenária criou a famosa Chica Doida. Uma variação da tradicional pamonha cozida, que surgiu por acaso, onde sobrava massa e faltava palha, levando a genial criadora ao improviso de levar a massa para assar. Hoje a iguaria se espalhou por todo o estado e é dica do Sabor das Ervas para quem visitar tanto a capital, quanto o interior de Goiás.
O nome da receita é uma homenagem ao fundador da capital goiana, Pedro Ludovico Teixeira. Goiânia teve sua pedra fundamental lançada em 24 de Outubro de 1933, uma obra apoiada em projeto urbanístico de Atílio Correia Lima. O início das obras aconteceu em 1934 e concluida em 1937, mas oficialmente inaugurada em 1942. Mesmo sendo filho da cidade de Goiás, Pedro Ludovico viu seu mais ousado projeto concretizado com apenas quatro anos de trabalho, onde pode transferir a capital da velha cidade de Goiás para uma região mais plana e estratégica, com propósitos de desempenhar a função de centro político e administrativo do estado de Goiás. Com menos de um século de existência, Goiânia é considerada nos dias atuais como uma das mais promissoras metrópoles do país.
Ingredientes:
-Milho verde
-Cebola, alho, queijo frescal, queijo mussarela,palmito, óleo, pimenta e água
Modo de Preparo:
Rale as espigas de milho e em seguida passe numa peneira fina a massa formada. Tempere à gosto, acrescente um pouco de água e escalde com óleo quente.
Acrescente queijo frescal, palmito, pimenta e leve ao forno para assar.Cubra com mussarela e leve para gratinar.
Para harmonizar sugerimos um vinho especial da Serra Catarinense( S. Joaquim), Utopia Glamour Chardonnay da Vinícola QuintaSantaMaria. Elaborado com a rainha das uvas brancas: Chardonnay. Apresenta cor amarelo palha claro e tons esverdeados que lembram a melão, pêra e banana madura, acompanhadas com agradáveis nuances florais que lembram jasmim. Um vinho que encanta pela complexidade aromática.
Vista parcial de Goiânia.
Pedro Ludovico Teixeira, o criador da Capital.


















Vista parcial da Av. Goiás.













Vista parcial do Palácio das Esmeraldas.














Vista parcial do coreto revitalizado.















Monumento às três raças (bandeirantes, escravos e índios).






































A cidade não para de crescer.





















O por-do-sol é pura magia!

Nenhum comentário: