sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sandubão paulista













Se tem uma cidade que nasceu com vocação para a gastronomia é São Paulo. Em pouco mais de 400 anos acolheu imigrantes de diferentes culturas. Portugueses, africanos, italianos, japoneses, fazendo uma fusão de técnicas culinárias européias aplicadas a ingredientes bem brasileiros. Daí a explicação para tamanha diversidade cultural. Comecei minha aventura gastronômica pela capital conhecendo o simples sandubão de Mortadela do mercado central como opção de café da manhã. Em seguida, me deliciei com os não menos suculentos picadinho e virado à paulista, dos quais elegi local simples e tradicional. As noites eram reservadas para as cozinhas internacionais. Aos domingos todos os caminhos levam ao Bairro Liberdade, com opções de comida japonesa e chinesa de tirar o fôlego!! As fenomenais pizzas do Brás e Bexiga reservei para os lanches de final de tarde. Claro que depois de uma orgia alimentar vem os resultados indesejáveis com a balança. Aí vai de cada um, no meu caso estou iniciando um período de quarentena, razão pela qual fiz a opção pelas deliciosas e práticas sopas de legumes que certamente vão esquentar as próximas estações.
Ingredientes:
-2 pães de trigo
-100grs Mortadela
-100grs queijo Mussarela
-pimenta do reino branca, tomate cereja e limão para guarnição
Modo de Preparo:
Providencie o melhor pão de trigo e a Mortadela do mercado. Polvilhe as folhas de mortadelas com pimenta e algumas gotas de limão. Em seguida monte o sanduiche, alternando uma camada generosa de mortadela e outra de queijo. Leve ao forno só para derreter o queijo. Sirva acompanhado de saladas de tomates cereja.


Harmonizamos nosso sanduiche com o delicioso Merlot, safra 2005 da Vinícola Milantino, de origem da região do Vale dos Vinhedos-RS. Produzido em altitude de 670m, de aspecto límpido, brilhante e de cor de tons violáceos. Apresenta no paladar uma mescla de frutas vermelhas como amora, ameixa, e café torrado.

Nenhum comentário: