quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ananás à Carmem Miranda
















A pequena notável Carmem Miranda, conquistou o estrelato e sem nenhum exagero é uma das pouquíssimas comediantes de valor que o cinema hollywoodiano já conheceu. No Brasil ela só se dedicou a música, pois ainda não havia campo e oportunidade para revelar o talento de atriz comediante. Fora do país foi sucesso como cantora nos "shows" da Broadway e em pouco tempo os filmes de Hollywwood se encarregaram de espalhar a alegria contagiante da então desconhecida Carmem Miranda pelo mundo todo. A capacidade de improviso da comediante era o ponto alto em suas apresentações que lhe renderam conquistas femininas até então inexistentes. O grande sucesso "Taí"- Pra você gostar de mim( 1930) foi responsável pela explosão da cantora, que em pouco tempo foi apontada pelos jornais da época como a maior cantora brasileira.
Passaram 50 anos e o estilo Carmem Miranda ainda continua inspirando coleções de sapatos de plataforma, bijouterias, além da barriguinha bem torneada de fora. É referência para gays e transformistas que a imitam com perfeição. Até Madona declarou recentemente que muitas vezes foi buscar no guarda roupas de Carmem Miranda, inspiração para o seu estilo mutante de ser.
O avassalor sucesso "Taí" continuou comandando muitos carnavais e influenciando gerações de músicos, artistas e pessoas comuns. Em casa minha querida mãe vivia o melhor de sua juventude e acompanhava todos os acontecimentos de seu cotidiano através do rádio. Por intermédio dela ouvi muito dos hits de Carmem Miranda, que adorava cantarolar enquanto lidava com os afazeres domésticos. Talvez influenciada pelo estilo Carmem Miranda de ser, D Tidinha foi a luta e seguiu a carreira de professora do ensino fundamental, lugar que poucas mulheres de sua geração conseguiram alcançar. Referência para as irmãs, colegas, amigas e filhas. Com ela aprendi a lidar com temperos, molhos, caldas e também herdei o gosto de ouvir bons programas de rádio. Como ela mesmo gosta de dizer: quem canta seus males espantam!
D. Tidinha e Seu "Garibalde", o Nenzinho" ( mamy e papito)











Ingredientes:

-1 ananás
-80g de framboesa selvagem
-50g de manteiga extra aromatizada com ervas finas
-1 colher de mel
-2 dl de pimenta branca do reino
-azeite o quanto baste
Modo de Preparo:
Corte os abacaxis em fatias médias. Leve um fio de azeite ao fogo, acrescente a manteiga + mel. Deixe o abacaxi uma leve dourada. Em seguida adicione as pétalas da framboesa. Deixe refogar por alguns minutos. Acerte sal e pimenta. Sirva no acompanhamento de carnes, camarões, peixes de sabor mais forte, etc.

Esse espumante é uma novidade que a Domno do Brasil nos brindou em recente lançamento. Elaborada com 60% Chardonnay e 40% Pinot Noir. Na taça apresenta uma cor rosada e brilhante, com borbulhas finas e persistentes. O aroma é delicado mas marcante de frutas vermelhas. Um vinho aveludado, macio, equilibrado e cremoso. Sugestão para acompanhar essa salada e um prato principal que fica a critério de cada um.
A pequena grande Carmem Miranda.

Um comentário:

Paulo disse...

Nem sabia que a musica Taí, que continua embalando as festas de carnaval nos tempos atuais, era gravação de Carmem Miranda. Parabéns pelo trabalho.Muita sorte!