segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tainha à moda da ilha




























O destempero climático que vivemos tem feito da tradicional pesca da tainha, motivo de polêmica e não mais de alegria e fartura. E claro que só podia ter vindo da Guarda do Embaú, onde um surfista desavisado caiu na água, enfrentando os pescadores. Polêmica à parte, a tradicional pesca da tainha tem enfrentado anos magros se compararmos as toneladas capturadas na ilha ao longo dos anos. Olheiros atentos, cada vez gritam menos: “ói a tainha”! O peixe que em passado recente era capturado em toneladas, tomando as principais capas dos jornais e T.V , nas últimas temporadas diminuiu bastante. Esse ano as primeiras ovas já começam a aparecer, vamos torcer que o inverno traga bastante tainha, fazendo a alegria de muitos pescadores, que passam horas à espera do grito: “ói a tainha”...
Aprendi com os moradores locais o verdadeiro sabor das ovas, que sem dúvida nenhuma é o caviar da ilha.Comunguei junto com a população e testei variadas receitas. A de hoje captei numa peixaria em Canasvieiras. A dica foi substituir as ervilhas que vinha usando na farofa das ovas por azeitonas. Coisa dos Deuses!
Ingredientes:
-1 tainha grande e com ovas
-3 conchas de farinha de mandioca
-40gr de azeitonas verdes
-3dl de pimenta do reino branca
-1 cebola
-1 dente de alho
-2dl de salsa picada
-4 colheres de farinha
-azeite o quanto baste
Modo de preparo:
Escale a tainha e tempere com sal e pimenta do reino. Retire a membrana protetora das ovas e refogue no azeite com alho e cebola. Em seguida acrescente as azeitonas picadas e a farinha. Acerte o sal. Salpique com salsa fresca. Recheie a tainha com essa farofa, costure e leve para assar na brasa até espocar a pele.
Harmonizamos com uma especial Espumante Brut branco, a primeira espumante da Neve Catarinense, da Vinícola Pericó. De uma cor amarelo palha, de perlage fino, abundante e persistente. Apresenta aromas delicados com notas de frutas brancas como pera e maçã verde. Um vinho equilibrado, boa cremosidade e com um final agradável e frutado. Grave esse nome e crie bons momentos! Ofereço essa receita para meu pai, o aniversiariante do ano, com uma cara de garoto acaba de entrar na era octagenária. Parabéns Seu Garibalde!

Um comentário:

Regina disse...

Rosa, estava vendo o jornal ontem e parece que vamos comer muita tainha ese ano!