domingo, 14 de junho de 2009

Caldo de Inhame




























Das influências alimentares que herdamos, a indígena ocupa privilegiada posição. Dos tupiniquins herdamos inúmeros costumes alimentares, entre os quais o inhame ,manjar nas refeições indígenas, é destaque em se tratando de alimentos ricos e saudáveis. Contém fósforo, ferro, cálcio, vitaminas B1 e B5. Esse caldo sugestivo é o meu preferido e dica para enfrentar as noites mais frias do inverno que vem se aproximando.

Ingredientes:

-1 pão italiano e 500gr de inhame
-alho e cebola a vontade
-1 colher ralada de gengibre + queijo parmesão ralado
-Sobras de frango ou carne e salsinha o quanto baste
-azeite o quanto baste
Modo de Preparo:
Faça uma cavidade no centro do pão e sele as paredes do pão com azeite, fundamental para servir o caldo no pão sem que vaze. Reserve. Refogue no azeite o alho + cebola + inhame + gengibre. Adicione as sobras do frango e cubra a panela com água. Deixe cozinhar em fogo brando e vá acertando o sal devagar. Desligue assim que encorpar. Sirva diretamente no pão e regue com queijo parmesão.
Harmonizamos nosso caldo com um vinho da região de Bento Gonçalvesm -RS, da Vinícola Salvati e Sirena. A variedade Peverela é a primeira variedade branca vinífera, vinda da Europa da região do Vêneto, na Itália. Escrita em dialeto vêneto, foi extinta quando chegaram outras variedades viníferas viáveis econômicamente e por força do marketing. A palavra peverella é originária de pevero, que significa pimenta. Seu sabor origina o nome por ser uma variedade que torna o vinho levemente picante quando o sentimos na ponta da língua. Essa variedade foi resgatada pela vinícola por seu caráter cultural e diferencial.


2 comentários:

Cleiton Emanuel disse...

Que delícia...vou hj mesmo fazer essa deliciosa dica....bjos!!!

Sandoval disse...

pimenta? fiquei curioso. Como adoro pimenta, dever ser bom esse vinho.