





| |||

Publicitária Cristina Martins, conferindo degustação

Chef Blaise Bourbonnais e convidados






| |||



Para hrmonizar sugerimos um vinho especial da Vinícola Pericó, o Taipa Rosé, de aroma fino e delicado com notas de frutas vermelhas e rosa, com leve toque de baunilha, originária da breve passagem em carvalho novo françês.











A Vitivinícola Cordilheira de Santana, Adega Regional de Vinhos Finos, é uma das novidades da novíssima região de Santana do Livramento, ao sul do Rio Grande do Sul, mais precisamente em Palomas, paralelo 31.Essa região tem na meteorologia o ponto alto para a produção de vinhos finos. A continetalidade da região de Palomas, aliada ao solo arenoso, a pouca precipitação de chuvas, além de outros fatores típicos, favorecem o aumento de açúcar na uva, resultando em vinhos com mais taninos e sabor. A presença feminina é também destaque, com toda a dedicação característica do mundo feminino que a enóloga Rosana Wágner empresta a personalidade dos vinhos ali produzidos.

Das influências alimentares que herdamos, a indígena ocupa privilegiada posição. Dos tupiniquins herdamos inúmeros costumes alimentares, entre os quais o inhame ,manjar nas refeições indígenas, é destaque em se tratando de alimentos ricos e saudáveis. Contém fósforo, ferro, cálcio, vitaminas B1 e B5. Esse caldo sugestivo é o meu preferido e dica para enfrentar as noites mais frias do inverno que vem se aproximando.
Ingredientes:
Harmonizamos nosso caldo com um vinho da região de Bento Gonçalvesm -RS, da Vinícola Salvati e Sirena. A variedade Peverela é a primeira variedade branca vinífera, vinda da Europa da região do Vêneto, na Itália. Escrita em dialeto vêneto, foi extinta quando chegaram outras variedades viníferas viáveis econômicamente e por força do marketing. A palavra peverella é originária de pevero, que significa pimenta. Seu sabor origina o nome por ser uma variedade que torna o vinho levemente picante quando o sentimos na ponta da língua. Essa variedade foi resgatada pela vinícola por seu caráter cultural e diferencial.

Para harmonizar sugerimos um vinho da vinícola Cordilheira de Sant´Ana, da nova região produtora de vinhos, Campanha Gaúcha, que elabora vinhos exclusivamente de uvas viníferas de vinhedo próprio. Esse Cabernet Sauvignon é excepcional, de uma cor rubi brilhante, com bouquet pronunciado de aromas de frutas vermelhas e algo herbáceo. Seu sabor remete a cravos, pimentões, anis. Um vinho bem estruturado, de taninos delicados e corpo médio. É recomendável decantá-lo depois de aberto.

Como diria um provérbio latim : In vino veritas – a verdade está no vinho. Verdade ou não, essa bebida eleita pela humanidade e até consagrada por Jesus Cristo, maior marqueteiro que o mundo já conheceu, como a representação do seu próprio sangue, tornou-se um dos expoentes da economia do Rio Grande do Sul. O primeiro domingo de Junho é data tradicional, pois afinal o Dia Estadual do Vinho é parte das tradições herdadas da colonização italiana.
A Vinícola Garibaldi é formada por 340 famílias associadas, que de geração para geração, tem contribuído para o setor vitivinícola brasileiro. Elabora em média de 9,5 milhões de litros entre vinhos e derivados e ajuda a alavancar o Enoturismo da Serra Gaúcha. Confiram de

Porto Alegre comemora o Dia Estadual do Vinho em grande estilo. A feira de Vinhos e Espumantes acontece tradicionalmente na Usina do Gasômetro, 03 à 07 de Junho. O evento tem entrada franca, e funcionará em dias de semana das 16h às 21h, sábado e domingo das 10h às 19hs. A Vinícola Perini estará presente, dando ao público a oportunidade de experimentar o varietal Tannat, o premiado espumante Moscatel e os produtos das linha JP, a marca mais lembrada pelos gaúchos ! Promoções exclusivas para aquecer esse inverno, poderão ser conferidas !


Harmonizamos com uma especial Espumante Brut branco, a primeira espumante da Neve Catarinense, da Vinícola Pericó. De uma cor amarelo palha, de perlage fino, abundante e persistente. Apresenta aromas delicados com notas de frutas brancas como pera e maçã verde. Um vinho equilibrado, boa cremosidade e com um final agradável e frutado. Grave esse nome e crie bons momentos! Ofereço essa receita para meu pai, o aniversiariante do ano, com uma cara de garoto acaba de entrar na era octagenária. Parabéns Seu Garibalde!