segunda-feira, 23 de março de 2009

Bolo prestígio















Se existe paraíso aqui na terra, um dos cenários é aqui em Floripa. Paisagens paradisíacas, banhada por mais de 43 praias, restingas, costões, dunas e manguezais. Florianópolis dos índios tupi guarani ( século XVI) , batizada como ilha de Meimbipe. O povoamento da pequena vila, conhecida até então como Nossa Senhora do Desterro, só veio acontecer em 1679, por obra do bandeirante Francisco Dias Velho, que aqui fundou a igreja que é hoje a Catedral e construiu as primeiras casas. Em 23 de Março de 1726 foi elevada a categoria de cidade, tendo nos imigrantes açorianos braço principal de sua colonização, com sua culinária, crenças e tradições. Com a revolução federalista chefiada pelo Marechal Floriano Peixoto, ocorrida em 1894, é rebatizada com o nome de Florianópolis.Uma homenagem que ainda nos dias atuais é questionada pelos moradores, uma vez que o "marechal de ferro" aqui fez palco de chacinas e atrocidades jamais esquecidas pelos antigos moradores.
São quase 300 anos de história que se escondem em cada fortaleza, monumentos, igrejas, que fazem dessa charmosa cidade, apelidada carinhosamente de Floripa, sonho de consumo de turistas do mundo todo. Parabéns Floripa!!!
Ingredientes:
Para a massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de leite
- 6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó (sem açúcar)
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 6 ovos
- cerejas o quanto baste
- 6 pedaços de chocolate prestígio
Para o recheio:
- 1 vidro de leite de coco
- 2 vidros leite de vaca
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 pacote de coco ralado
Para a cobertura:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó (sem açúcar)
- cerejas o quanto baste
- 6 pedaços de chocolate prestígio
Modo de preparo:
Para a massa:
Bata as claras em neve, acrescente as gemas e o açúcar sem parar de bater. Em seguida,acrescente a farinha, o chocolate em pó, o leite e bata novamente. Finalize com o fermento em pó.
Coloque a massa numa forma untada e enfarinhada e leve para assar.
Para o recheio:
Misture o leite de coco + o leite de vaca e o açúcar. Corte o bolo ao meio e regue com metade dessa mistura. Leve ao fogo a manteiga, o leite condensado e o coco ralado. Deixe cozinhar sem endurecer muito
Em seguida, recheie o bolo.Cubra com a outra metade da massa e regue novamente com o leite de coco.
Para a cobertura:
Prepare o brigadeiro com a manteiga + o leite condensado e o chocolate em pó, da mesma forma que o recheio. Cubra o bolo, enfeite com cerejas e pedaços de chocolate prestígio. Leve para gelar.
Para comemorar data tão importante, sugiro o Espumante Perini Nature. Com edição limitada, podendo ser encontrado no site da loja e casas especializadas.
Após ser agraciada com medalhas em concursos de âmbito nacional e internacional e com a finalidade de ampliar a diversidade de produtos oferecidos ao exigente mercado de apreciadores dos espumantes de qualidade, a Perini apresenta o Espumante Perini Nature, elaborado com uvas tradicionais da região de Champagne na França - Chardonnay e Pinot Noir.
Em sua elaboração concentra apenas dois gramas de açúcar por litro e o resultado é um espumante de tonalidade dourada com finas e intensas borbulhas que caracterizam perlage cremoso e persistente, destacando-se aromas refinados que lembram nozes. Ao paladar, encontra perfeita harmonia entre os baixos teores de açúcar e a acidez delicada e refrescante.















Centro histórico














Catedral










Ponte Hercílo Luz










Pça XV ( Figueira, dizem que dando 3 voltas ao redor dela é casamento na certa)










centro histórico