quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Salmão Defumado














Tem dias que a gente inventa, releitura de receita é comigo mesmo! Nessa receita experimental fiz uma junção da intensidade do defumado com o frescor da hortelã que nos brindou com um paladar inesquecível. Servi um Casa Perini, Espumante Prosecco Brut, método Charmat, safra 2007, que além de alegria trouxe a tão esperada harmonia para o inusitado encontro gastronomico.
Ingredientes:
-1 salmão grande
-serragem de eucalipto o quanto baste
-tempero a gosto
-4 torrões de carvão
-350g de ervas secas ( a escolha)
Modo de preparo:
Batí no pilão(opcional) alho + hortelã + sal + pimenta branca em grãos. Em seguida temperei os filés e reservei-os por 1 hora. Levei à churraqueira adaptada para defumação por 3 horas. O tempo de defumação é à gosto de cada um, mas cuidado com o tempo de exposição à defumação. O peixe é muito delicado e rápido, que dependendo da quantidade pode ser maior ou menor o tempo de exposição.
Modo de preparo da defumação:
Sempre utilizo a churrasqueira como defumador. Dependendo do tamanho da churrasqueira é que se decide a quantidade de serragem a ser utilizada. Ponha uma garrafa vazia de vinho no centro da churrasqueira e preencha em torno dela com a serragem. Aperte bem firme, retire a garrafa , disponhaos torrões de carvão no centro do buraco formado pela garrafa e coloque fogo. Espalhe as pimentas numa grelha, fechando em seguida a boca da churrasqueira.
Depois de compactada a cerragem, coloca carvão no centro para queimar.