quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Muffins à Sarah Assunção














Visitar feiras é uma de minhas diversões prediletas, desde artesanato, frutas e legumes, peixes, alimentação, etc. Essa sugestão mistura o inusitado encontro do muffins quentinho acompanhando o sorvete geladinho, vi na última feira da Abrasel aqui em Florianópolis-SC-Brasil, e é dica certa para uma sobremesa rápida e saborosa. Taí um grande desafio na harmonização entre sobremesa e vinho : o chocolate. Quanto mais amargo o chocolate mais chances de haronizá-lo com sucesso, pois a extrema doçura do chocolate e sorvetes gelados, inibem nossas papilas gustativas e impedem de sentir o gosto do vinho. A harmonização clássica é com o vinho do Porto, que contém um elevado teor alcóolico e sabor doce. Mas nada impede de incursionarmos por nossos brasileiríssimos licorosos, também conhecidos como fortificados ou vinho de sobremesa. A dica é conferir o vinhos licorosos a partir da uva Gothe da região de Urussanga-SC ,além dos vinhos da Serra Gaúcha e Vale dos Vinhedos.
Batizei a receita em homenagem a pequena Sarah, sobrinha do coração que conhecí em férias recentes em rápida visita a familiares nos arredores de Londres.
Fonte de pesquisa: Vinhos em 101 Dicas- Um guia o enófilo amador- Ediouro - Ricardo Castanho/ Fabrício Brasiliense.
Ingredientes:
-1 copo de açúcar
-2 copos de farinha de trigo
-2 colher de ch. de fermento químico
-3 colheres de sopa de manteiga extra
-1 ovo
-2 colheres de canela em pó
-1 pinça de sal
-1 copo de creme de leite desnatado
-100gr de chocolate meio amargo
Modo de Preparo:
Unte as formas, polvilhe com farinha de trigo e reserve. Em seguida misture os ingredientes até obter uma massa homogênea. Complete pela metade cada forma e disponha um pedaço de chocolate e cubra com a massa o restante da forma. Asse em forno médio. Sirva quentinho para constrastar com sorvete.








Oliver, Sarah, Arthur e mamy em alegre encontro familiar.








jovens empreendedores em visita animada a feira.








Produtores de vinho nacional de qualidade comparecem com agradáveis surpresas para o paladar de enólogos, enófilos e amantes do vinho.


4 comentários: