domingo, 10 de agosto de 2008

Lombo à Conceição















Dizem que mês de agosto é mês de cachorro louco...pode até ser, mas particularmente agosto é mês de celebração.Hoje fiz minha primeira sabragem em comemoração ao dia dos pais. A sabragem é de tradição napoleônica que ainda sobrevive entre apreciadores de champagnes e espumantes. O ritual da sabragem teve início no século XVIII e teve Napoleão como pioneiro na arte de degola de garrafas de champagne com um sabre em comemorações importantes.
Não existe a combinação perfeita entre comida e vinho, pois a diversidade de vinhos e pratos é enorme e também enorme as combinações possíveis. Devemos também salientar que as tradições culturais também ditam harmonizações que estrapolam critérios puramente técnicos, além do gosto pessoal de cada um.
Aí vai uma dica como regra geral: carne vermelha e de caça com vinho tinto; peixes e frutos do mar com brancos. Para uma harmonização técnica pode-se justapor as características organolépticas da comida e do vinho onde a combinação pode ser feita tanto por semelhança ou oposição.
Na combinação por semelhança os vinhos com aromas discretos acompanham comida pouco condimentada; vinhos com aromas potentes com comida com boa presença aromática; vinhos jovens e frutados com pratos simples e rústicos; vinhos velhos e encorpados com pratos refinados; vinhos leves com pratos de molhos magros e vinhos mais estruturados com pratos de molhos suculentos.
Já na combinação por oposição deve-se levar em consideração os critérios:
Açúcar atenua acidez, acidez atenua a gordura e suculência atenua o tanino.
Um brinde aos pais!!!
Ingredientes:
-1 kg de lombo suíno
-ameixas à vontade
-tempero à gosto ( usei pasta de alho com sal e tomilho)
Modo de preparo:

Retalhe o lombo, tempere à gosto e leve para assar em forno médio. Sirva acompanhado com espumante brut, vinho tinto leve ou branco médio.







2 comentários:

anna disse...

Gostei de tudo neste lombo!
Beijinhos.

Adriana disse...

Nossa !!! tudo ficou lindo!1