domingo, 16 de março de 2008

V I I Festival Queijos e Vinhos
















As mais antigas sementes de uvas tem registro em 7000 - 5000 a.c., descobertas na Geórgia (Rússia), com características de transição entre a selvagem ( sylvestris) e a cultivada ( sativa).
Arqueologistas aceitam o acúmulo de sementes de uva como evidência de elaboração do vinho e escavações em Catal Huyuk ( provavelmente a primeira cidade da humanidade) na Turquia, em Damasco na Síria, Byblos no Líbano e na jordânia revelam sementes de uvas ainda na idade da Pedra no período Neolítico, cerca de 8000 a.c. Fatos que nos levam a acreditar que o acidente do vinho atingiu o homem nômade primitivo antes da última era glacial.
As sementes da Georgia foram classificadas como "Vitis vinifera" variedade sativa, sendo o vinho um dos elementos principais na transição do nomadismo para o sedentarismo, ligando definitivamente o homem à terra.
Mas foi só no final do século XIX que o francês Louis Pasteur, demonstrou que todo o processo de fermentação e decomposição orgânica ocorre devido à ação de organismos vivos, revolucionando o badalado mundo dos vinhos, atualmente tão aromatizados e complexos.
Pesquisas apontam a dieta mediterrânea, que incorporou o vinho às refeições, como pivô na defesa do organismo contra acidentes vasculares. O ideal é consumir com moderação durante as refeições, hábito que vem combatendo a formação de placas nas artérias, inibindo o mau colesterol - LDL, diminuindo os acidentes vasculares. Além de combater as ações dos Radicais Livres, responsáveis dentre outros estragos ao orgnismo pelo surgimento do câncer.
No Brasil o consumo está bem aquém do desejado, em torno de 1.8 litros per capta capta em comparação com a França, maior consumidora do mundo, consumindo em torno de 58 litros per capta anualmente.
De nada adiantará numa degustação se o vinho for servido em temperatura inadequada.
Dica:
Licorosos e espumantes - entre 5 e 8 graus
Brancos e Rosados - entre 5 e 10graus
Tintos Leves - entre 8 e 12graus
Tintos Encorpados- entre 5 e 18graus
Estamos inaugurando, com essa série de reportagens divulgadas durante o festival, a nossa coluna "Harmonizando Sabores", que será uma das atrações no nosso site a ser lançado em breve. Cobriremos a feira, dando dicas de rótulos e possíveis harmonizações, além de postarmos inúmeras receitas de drinks e coquetéis para brindarmos a chegada do inverno. Harmonizando Sabores, será um divertido espaço para troca de experiências, novidades e notícias enogastronômicas. Se você é Enófilo ou Enólogo, participe com direito a fotos com artigos e reportagens que valem a pena estarmos debatendo.
Desde o dia 13 de Junho está acontecendo no shoping Beira Mar em Florianópolis-SC-Brasil , a
VII Feira de Queijos e Vinhos do Supermercado Imperatriz, e se extenderá até o dia 06 de Julho. Oportunidade ímpar para iniciantes e iniciados, na prazerosa escolha de rótulos nacionais e importados nessa deliciosa aventura. Nos finais de semana conta com músicos que harmonizam e ajudam a refinar o paladar entre uma degustação e outra.O evento conta com a assessoria direta do enólogo Antônio Zanelato, que melhor orientará suas escolhas. Boas compras! T i m T i m!!!