domingo, 10 de fevereiro de 2008

Moules frites

Então pessoal, só agora estou reativando nosso blog, contrariamente ao planejado, acabei não tendo tempo nem inspiração para mantê-lo atualizado nos últimos 50 dias. É que o cansaço falou mais alto, pois aproveitamos cada segundo do nosso tempo pra conhecer museus, monumentos, igrejas e parques do velho mundo, assim como degustar a culinária mediterrânea, das quais estarei postando nos próximos posts.
" Moules frites" acompanhado de batatas fritas , que aliado à ingredientes como o alho poró e a couve-brócolis, imprimiu requinte e personalidade ao prato. Os ditos moules são nossos bons e velhos mariscos. As cervejas? chocolates? wafers? tudo deliciosamente sorvido nos 10 dias que permanecemos em Bruxelas.
Vale também destacar o show de luzes coloridas projetadas sob os prédios centenários da Grand Place, ponto alto na visita a capital . A praça existe desde o século XI, com destaque para o prédio da prefeitura com uma torre de 96m, onde no topo se avista a estátua de S. Miguel, padroeiro da cidade. Com certeza a praça é a mais bela da Europa.
Outra visita interessante foi ao principal símbolo da cidade, o Atomium, que é uma representação de uma molécula de ferro ampliada 165 bilhões de vezes, construído em 1958. Do alto do monumento tem uma das melhores vistas da cidade, que vale a pena admirar!!!
A adversidade cultural que Bruxelas atravessa é resultado da forte imigração não planejada, facilmente identificável em feiras livres, mercados públicos, onde a maioria da população se encontram evidenciando uma grande variedade de línguas e costumes , definindo bem o resultado da globalização no mundo atual. A facilidade encontrada pelos imigrantes para trabalharem na construção civil e diaristas em casa de família, fizeram de países como a Bélgica, Portugal e Espanha se tornarem portos seguros pra muito suor e lágrimas de latinos, africanos, marroquinos, muçulmanos, etc.
Queria agradecer a hospitalidade de minha amiga e prima Jaqueline Palomino, que junto com a família, não mediu esforços para nos receber, orientar e divertir todos os dias que lá permanecemos.
Na volta pra casa ainda passamos pela romaria das visitas familiares em Goiás, que sempre nos proporcionam a fina flor da culinária local. O período chuvoso por lá deixou as temperaturas bem agradáveis, colaborando para célebres harmonizações de vinhos, peixes, carnes, saladas, etc.
Enfim um tempo pro blog!
Ingredientes:
-2kg de mariscos
-1 dente de alho
-1 cálice de vinho
-mix de verduras: alho poró, brócolis, couve de bruxelas, couve-flor
Modo de preparo:
Depois de bem lavados, coloque os mariscos na panela sem água, assim que esquentar passe um fio de azeite e os alhos amassados. Tampe a panela e quando começar a sair vapor, chocoalhe uma três vezes. Em seguida, acrescente o mix de verduras regue com o vinho branco e deixe cozinhar por 7 minutos. Sirva acompanhado de batatas assadas.

Famosa Basilic ! D. Rosa maravilhada com as cervejas!









Show de luzes na Grand Place!!










Feiras e mercados públicos, ponto alto de nossa pesquisa!










Grand Place-noite e dia bela! Vitrine de restaurante, um luxo!














Atomium! Símbolo da cidade Prima do ano- Jackie