domingo, 17 de fevereiro de 2008

Escargots à Napoleão

Encaramos uma rápida passagem por Paris assim que retornamos de Londres. Apesar do desconforto que uma cidade lotada oferece, admiramos o ascender das luzes da torre Eiffel, a grande dama, inaugura por Napoleão em 1889 pra comemorar o centenário da revolução .
A Catedral de Notre Dame, levou 200 anos pra ver rezar sua primeira missa ( 1163 - 1345), comporta em torno de 6000 fiéis e é ponto imperdível de visitação, nos arredores se encontram inúmeros cafés, ideal para degustar crepes, baguetes e claro, vinhos.
Descer pela Champs Elyssés toda iluminada, parecia mais um sonho nunca antes idealizado. No topo da avenida, mais um grandioso monumento, Arco do Triunfo, especialmente construído para brindar as vitórias militares de Napoleão, no século XVIII.
Brindamos Paris com os famosos escargots...sim aqueles caramujos comestíveis que aparecem em filmes, na maioria botando a mocinha em situação cômica. Comer scargots é mesmo vencer preconceitos e se informar sobre as ricas proteínas e baixas calorias dessa tenrra carne. Esses caramujos são herbívoros terrestres, + de 1/3 de seu organismo é constituído por cálcio, portanto indicado em dietas contra a osseosporose.
De volta ao Brasil, descobri que no Ceará, Taíba, localizada no município de São Gonçalo do Amarante, distante 65 km de Fortaleza, aliaram o requinte da culinária francesa ao molejo cearense. O sucesso da helicicultura local foi brindado , no último ano, pelo I Festival de Gastronomia, patrocionado pela prefeitura em parceria com restaurantes locais, Sesi e Senac. O projeto é sinônimo de desenvolvimento e inclusão social. Cada vez mais, um maior número de turistas, no mínimo curiosos pela inusitada experiência, visitam a cidade. O evento é acompanhado por oficinas de culinária, cursos de arte nas ruas, caminhada ecológica, etc, provando que o turismo bem administrado traz desenvolvimento e inclusão social.
Ingredientes:
-3 dúzias de escargots
-1 dente de alho picado
-2 talos de salsão picado
-8 colheres de sopa de azeite
-1 cebola ralada
-1/2 xícara de cheiro verde picado
-1/2 pimenta dedo de moça picada
-1 cálice de conhaque
-1 copo de caldo de carne
-1/2 xícara de tomate pelado picado
-Sal e pimenta a gosto
Ingredientes do pesto de favas verdes:
-2oog de favas verdes
-180g de ervilhas frescas
-azeite extra e parmesão à gosto
Modo de preparo do pesto:
Amasse no pilão os grãos até formar uma pasta. Adicione o azeite extra e o queijo ralada à gosto.

Modo de preparo:
Enxague os escargot no mínimo em três águas. Na última adicione vinagre e deixe de molho por 1 hora. Leve a panela em fogo brando com um fio de azeite e um alho amassado. Adicione os caramujos, o salsão e pimenta. Tampe a panela por 5 minutos. Derrame um cálice de vinho quando começar a soltar os vapores e deixe por 3 minutos. Despreze aqueles que não soltaram da casca e retorne ao fogo por 1 hora, com 1/2 litro de água e um caldo de peixe.
Escorra e rechei-os com pesto de favas. Leve ao forno para gratinar.

De cara com a Sorbonne! / Majestosa dama: de tirar o fôlego!!!












Passeio pela Champs Elyssés, loucura! / Em cada clic, um cartão postal, assim é Paris!








Antigo Palais do Louvre, sede da corte no séc. XIII, contrastando com a modernidade da pirâmide de vidro atual!