terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Um passo a frente!








CONSÓRCIO DE PRODUTORES DE ESPUMANTES DE GARIBALDI- Você ainda vai ouvir falar desta marca.

O Espumante Natural é parte da história do município de Garibaldi na Serra Gaúcha, uma vez que em 1915 Armando Peterlongo iniciou a elaboração do que seria o primeiro espumante natural produzido no Brasil. Anos depois, outras vinícolas foram chegando possibilitando que marcas como Georges Aubert, Chandon, De Gréville e Forrestier, transfomassem Garibaldi na maior produtora de espumantes brasileiro.

Atualmente o Espumante Natural é o principal produto da maioria das vinícolas de pequeno e médio porte do município de Garibaldi-RS. Estas pequenas vinícolas de Garibaldi,procurando aprimorar e valorizar a qualidade de seus espumantes e ressaltar as características peculiares que o clima e o solo do municipio proporcionam,decidiram unir-se para planejar estratégias de bem comum. Depois de muita discussão e tendo duas alternativas, como a criação de uma Indicação Geográfica de Procedência ou uma Marca Coletiva, concluiu-se que a criação da Marca Coletiva atenderia melhor os objetivos traçados.

Marca Coletiva é a marca que pode ser utilizada por todos os integrantes de uma determinada associação, desde que cumpram os requisitos fixados nas normas constantes no RAC-Regulamento de Avaliação de Conformidade. Dessa forma , foi criada a marca CONSÓRCIO DE PRODUTORES DE ESPUMANTES DE GARIBALDI-CPEG que pertence à entidade homônima fundada em 2007. Garibaldi possui duas variáveis fundamentais para a elaboração de espumantes de qualidade: excelente clima e solo que proporcionam condições excepcionais para o cultivo das uvas destinadas a este fim e domínio absoluto sobre a técnica de elaboração do vinho base, tomada de espuma e maturação. A criação da Marca Coletiva garante ao consumidor que as Vinícolas associadas cumprirão as especificações de controle definidas pelo regulamento. O regulamento foi inspirado nas normas vigentes em regulamentos das regiões de Champagne, Cava, Asti e Prosseco. O controle da elaboração e a certificação dos espumantes, é um grande avanço rumo a excelência dos produtos elaborados no município de Garibaldi. O cumprimento do RAC habilitará o associado do CEPEG- Consórcio de Produtores de Espumantes de Garibaldi- a usar os selos de certificação, credenciado pelo INPI-Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

A criação do Consórcio de Produtores de Espumantes de Garibaldi, recém lançado no último 06 de Novembro de 2010, certamente é o registro de um novo e promissor capítulo na história Vitivinícola do município de Garibaldi-RS.

Saúde!

GILBERTO PEDRUCCI: Diploma de técnico em Viticultura e Enologia e Superior de Tecnólogo em Viticultura e Enologia: Escola Agrotécnica Fed. Pres. Juscelino Kubitschek; Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Enologia em todas as gestões a partir de 1997; Eleito o “ENÓLOGO DO ANO 2005” pela Associação Brasileira de Enologia; Degustador Oficial do Brasil em vários Concursos Internacionais de vinhos ; Enólogo e proprietário da VINICOLA CASA PEDRUCCI.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns ao enólogo pelo brilhante artigo. Forte abraço.