domingo, 14 de fevereiro de 2010

Polvo na Casquinha





























Nada melhor que uma receita leve para enfrentar esses dias de calor e carnaval. A receita é de inspiração portuguesa que meu amigo Marcos, foi buscar em Açores para servir aqui na ilha de Florianópolis em seu restaurante. O Restaurante do Museu é especialista em receitas tipicamente portuguesas e seguramente é dica para saborear peixes e frutos do mar.
Ingredientes:
-2 litros de água com sal
-1 polvo grande limpo
-1 limão
-3 cebolas
-6 dentes de alho
-1 lata(250ml)de azeite extra
-coentro e pimenta o quanto baste
Modo de Preparo:
Leve o polvo para ferver nos dois litros de água, sal e o limão cortado em cruz.Deixe cozinhar durante 20 minutos. Em seguida corte os tentáculos em tamanhos de mais ou menos 1 dedo. Reserve-os. Refogue no azeite o alho e as cebolas e em seguida acrescente o polvo, acerte o sal e deixe cozinhar mais 15 minutos em panela de barro tampada. Desligue, acrescente o coentro e pimenta.Deixe descansar com a panela tampada por mais 10 minutos.








Para harmonizar sugerimos o premiado vinho de São Joaquim, o Núbio Sauvignon Blanc, da Vinícola Sanjo. Um vinho de altitude de 1300m, sem madeira, aromático e refrescante. De grande expressão aromática de frutas tropicais como maracujá, manga, goiaba, mesclados com notas de pimenta. Servir entre 8 e 10ºC.

Um comentário:

Pedro disse...

Uma vez estive em Lisboa e comemos muito bem. Essa receita deu uma vontade! Também gostei de outras receitas.