segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Moqueca Tropical













Jamais vou esquecer do trágico dia que recebi a notícia da morte do nosso poetinha Vinicios de Moraes. Estava prestando vestibular para entrar na faculdade ( 9 de Julho de 1980). Fui fazer provas chateada mas cantarolando as canções que mais gostava daquele que tanto amava. Vinicios misturava poesia com samba e candomblé, foi um dos responsáveis pelo movimento bossa-novista que marcou a música popular brasileira por toda a eternidade. Talvez inspirada pela notícia de promoção póstuma ao embaixador afastado pela ditadura militar, sonhei com o poeta! Para os desavisados, nosso saudoso Vinicios de Moraes exerceu também a carreira de diplomata. Acordei, lembrei do sonho e fiquei novamente cantarolando:
........
"Tem dias que eu fico pensando na vida
E sinceramente não vejo saída.
Como é, por exemplo, que dá pra entender:
A gente mal nasce, começa a morrer.

Depois da chegada vem sempre a partida,
Porque não há nada sem separação.
Sei lá, sei lá, a vida é uma grande ilusão.
Sei lá, sei lá, só sei que ela está com a razão."
Ingredientes:
-1 kg de namorado
-1 pimentão vermelho e 1 limão
-1 cebola, 2 dentes de alho e 2 dedos de pimenta do reino branca
-2 tomates e tomilho à gosto
-80gr de castanha de barú
-800gr de camarão descascado e limpo
-azeite comum extra virgem o quanto baste
Modo de Preparo:
Queime o pimentão, retire a pele e reserve-o. Em seguida refogue no azeite comum os temperos, tomates sem peles e vá adicionando as postas aos poucos. Regue com azeite extra virgem, acerte o sal, acrescente os camarões passados no limão, tampe a panela e leve ao fogo por 20 minutos. Finalize com as castanhas de barú já torradas, e os pimentões.
Verão rima com espumante e nada melhor para acompanhar nossa receita que o Espumante Chardonnay Brut da Vinícola Garibaldi. Um vinho refrescante elaborado com as uvas Chardonnay e Pinot Noir. Apresenta aromas delicados de pêssego e maçã madura, de excelente equilíbrio entre açúcar e acidez.

2 comentários:

Xana Bértolo disse...

Quase cheira daqui :).. Óptimo aspecto..
beijo

Nane Cabral disse...

Olá Maria, toda vez que visito seu blog fico babando com as comidas e sonhando com os vinhos e espumantes. Tento achar Garibaldi por aqui mas não encontro, snif... bjos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com