domingo, 10 de maio de 2009

Filé da Mamy















“Não deixe que a saudade sufoque, que a rotina acomode, que o medo impeça de tentar. Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu.”
Comemorando o dia das mães, passamos um domingão preguiçoso. Aproveitei a badalada data dando dicas dos pratos selecionados para comemorar a data. Aprendi lendo Honoré de Balzachi, que filhos homens invarialmente necessitam ser lapidados. Nada melhor que exercer a plenitude do poder materno para ditar regras de boas maneiras à mesa e primeiros socorros na cozinha. Vale ensinar fritar ovo, fazer arroz, salada e até um feijãozinho básico.
Começamos a festa com um maravilhoso filé de Namorado salteado em azeite e hortelã, em seguida fomos direto ao peito de pato, uma delícia! fechamos a primeira parte da comilança com uma maravilhosa carne de sol (patrocionada por meu compadre João Orlando). Depois de estourar e degustar nossas espumantes, partimos para o esperado arroz de pato. Servido por volta das 19:00hs, num perfeito almoço jantar em homenagem as estrelas do dia: Parabéns mamães!

E para harmonizar? Vamos de um branco que fez bonito na última Expovinis 2009, Núbio Sauvignon Blanc da VINÍCOLA SANJO, que ficou entre os brasileiros Top 10. Um vinho de altitude de 1300m, sem madeira, aromático e refrescane. Ideal para iniciar qualquer refeição e harmoniza bem com canapés, saladas, peixes, frutos do mar e aves. De um amarelo claro inoxidável, com grande expressão aromática de frutas tropicais.
Ingredientes:
-1kg de filé de namorado
-1 dl de hortelã
-2 dl de pimenta do reino branca
-1/2 limão
-3 dl de farinha de trigo
-azeite o quanto baste
Modo de preparo:
Tempere os filés com pimenta e sal. Em seguida, empane os filés na farinha. Grelhe num fio de azeite os filés até ponto desejado.